Dicas imprescindíveis para grávidas que conduzem

Dicas imprescindíveis para grávidas que conduzem

Amor e Sexo

Dicas imprescindíveis para grávidas que conduzem

Existem muitos mitos em torno da condução para mulheres grávidas. O cinto de segurança provoca lesões? Haverá, ou não, objeções médicas para a condução? As viagens de carro são bastante frequentes para as mulheres grávidas e o paraeles partilha nove dicas que são imprescindíveis para as mulheres grávidas. E que eles também devem saber!

Artigo de Bruno Seruca

30-08-2017

A condução faz parte da vida das mulheres grávidas. Quer seja em férias ou durante o resto do ano, nos tradicionais percursos que fazem parte das rotinas diárias. Mas ainda existem muitos mitos em torno da condução associada a uma mulher que está grávida. Como as eventuais lesões que o cinto de segurança provoca ou mesmo o suposto desaconselhamento médico em relação à condução por parte de mulheres grávidas. O paraeles, à boleia da Seat, partilha nove dicas que são imprescindíveis para todas as mulheres grávidas. E que eles também devem saber, para partihar com elas.

1 – Usar sempre cinto de segurança
O cinto de segurança é obrigatório também para as mulheres grávidas. “O cinto ventral deve ser colocado na posição mais baixa possível de forma a segurar a mãe pela zona da pélvis, evitando-se assim esforços sobre o feto. A banda diagonal deve ser colocada lateralmente ao abdómen, passando entre os seios e apoiada na clavícula”, refere Javier Luzón, o responsável pelo departamento de Desenvolvimento de Segurança no Veículo da Seat, Javier Luzón.

2 – O uso de cinto reduz para metade o risco de lesões graves do feto
De acordo com estudos recentes, o risco de possíveis lesões graves para o feto pode ser atenuado com a colocação correta do cinto de segurança. Sem cinto, o impacto direto no volante “pode ocasionar ferimentos graves, como o descolamento da placenta ou a rotura uterina”, avisa o médico Emmanuel de Sostoa, responsável de Ginecologia do novo Centro de Atenção e Reabilitação Sanitária da Seat.

3 – O volante e a barriga devem estar separados por 25 centímetros
Neste sentido, aumentar a distância do assento ao volante contribui para evitar possíveis lesões em caso de acidente, com o impacto direto da parte inferior do volante no ventre da mulher.

4 – Airbag sempre ativo
Os peritos garantem que é conveniente deixar ativado este dispositivo, bem como o do acompanhante, caso a mulher grávida viaje como passageira.

5 – Confortável e segura, mês após mês
A condução varia consoante os trimestres da gravidez. O primeiro é completamente diferente dos restantes. Por isso, é importante ajustar a posição do banco à medida que os meses passam, mantendo a posição das costas tão direitas quanto possível e uma correta posição sentada.

6 – Banda pélvica complementar
Algumas mulheres grávidas, sobretudo num estado avançado de gravidez, optam por usar uma banda pélvica complementar por baixo do ventre. Pode tornar a viagem mais cómoda, mas o seu uso não é obrigatório.

7 – Roupa, calçado e distâncias de segurança
Roupa cómoda, sapatos rasos e condução relaxada são os ingredientes de uma condução perfeita. Como para qualquer outra atividade, na condução recomenda-se também que a mulher grávida use calçado cómodo e raso. Também é recomendável aumentar as distâncias de segurança de forma a evitar manobras bruscas e sobressaltos.

8 – Paragens frequentes
Viagens longas são desaconselhadas para as grávidas. O maior apetite e a vontade permanente de visitar a casa de banho são comuns à maioria das mulheres grávidas. Caso se confirmem estas necessidades, é melhor programar paragens frequentes. E aproveitar para caminhar e ativar a circulação.

9 – Quando deixar de conduzir?
Se a gravidez for saudável, não existe data limite para parar de conduzir. Na opinião do médico Emmanuel de Sostoa, deve imperar o “bom senso” deixando-se de conduzir quando isso se tornar incómodo. Tendo isto em conta, o mais habitual é a grávida deixar de conduzir no último mês de gravidez.

Clica nas imagens e lê também:
Fanny Neguesha
Futebolistas ficam perdidos… percebe-se porquê
A importância do sexo oral numa relação
Qual a importância do sexo oral numa relação?
A solução para perder peso após as férias
A solução para perder peso após as férias

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

30-08-2017



RELACIONADOS