A dor de cabeça é uma das principais desculpas associadas às razões para não fazer sexo. Mas afinal, as relações sexuais podem ser usadas como um motivo para curar a dor de cabeça. É que vários especialistas garantem que o sexo é um analgésico que ajuda a aliviar a dor de cabeça. Existem estudos que revela que existe um aumento de endorfinas durante o orgasmo. E estas acabam por ter efeitos analgésicos para reduzir a sensação de dor.
Leia ainda: Estas são as pessoas que mais traem
Marina Sena, a cantora atacada por gostar de sexo anal: “É viciante”
Um trabalho realiado na Universidade de Münster, na Alemanha, mostrou que 60% dos participantes com enxaqueca sentiram um alívio das dores com sexo. “Esse efeito deve-se principalmente ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro e à libertação de endorfinas, que atuam no sistema nervoso central reduzindo a dor e trazendo uma sensação de bem-estar”, refere o terapeuta sexual João Borzino, em conversa com o Extra. Ainda assim, o especialista alerta que pessoas com enxaquecas crónicas podem não sentir este efeito.
Por outro lado, existe um estudo publicado na Cephalalgia, que dá conta de que 33% das pessoas com enxaquecas sentem um agravamento da dor depois do sexo. O que revela que os efeitos do sexo no que à dor de cabeça diz respeito podem variar muito entre pessoas. Sendo que fatores como a intensidade da dor pré-existente também devem ser tidos em conta. João Borzino refere ainda que as dores de cabeça pós-sexo podem estar associadas a fatores psicológicos como ansiedade e stress. Nesse sentido, o especialista avança com 5 dicas para prevenir ou aliviar dores de cabeça relacionadas com o sexo.
5 dicas para aliviar dores de cabeça relacionadas com o sexo
1 – Aquecimento gradual
Antes de atingir o orgasmo, seja mais lento e tente prolongar a fase de excitação. Para que o corpo se adapte às mudanças de pressão e tensão.
2 – Relaxamento
Faça exercícios de respiração profunda ou meditação antes do sexo. Algo que irá ajudar a diminuir a tensão muscular e a acalmar o sistema nervoso.
3 – Hidratação
A desidratação pode levar a dores de cabeça. É aconselhado beber água antes e depois do sexo.
4 – Postura e respiração
Posturas que levem à diminuição da pressão nos músculos do pescoço e respiração constante podem ajudar a reduzir a tensão durante o sexo. O que é bom para prevenir dores de cabeça.
5 – Pratique exercício físico com regularidade
Estudos defendem que quem tem hábitos de vida ativos acabam por ter menos crises de dores de cabeça, mesmo as associadas ao sexo.
Fotos: Shutterstock