Quim Barreiros defende que 31 de julho é o melhor dia para casar. Mas sobre esta data específica a ciência ainda não se pronunciou. O caso muda de figura quando o tema é a melhor idade para dar o próximo passo na relação. Sobre esta temática existe um parecer científico. E a melhor idade para casar é entre os 28 e os 32 anos. Quem o defende é Nick Wolfinger, um sociólogo da universidade norte-americana de Utah. Que para descobrir a idade certa para o matrimónio analisou os… divórcios.
Leia ainda: Estes alimentos estão entre aqueles que mais engordam
O objetivo foi perceber a probabilidade de existir uma separação nos primeiros cinco anos de casamento. Análise que foi feita tendo em conta as idades dos noivos. E Nick Wolfinger conclui que casar novo é má opção. Quando os casais têm 20 anos o risco de divórcio nos primeiros cinco anos ronda os 40%. Explica o sociólogo que o casal tem uma maior dificuldade em perceber se realmente quer passar o resto da vida com a outra pessoa.
Quando os casais têm 20 anos o risco de divórcio nos primeiros cinco anos ronda os 40%
Quando o casamento acontece depois dos 35 anos, existe uma probabilidade a rondar os 17% de o casal se separar nos primeiros cinco anos depois do enlace. E aqui a explicação é que existe uma maior inflexibilidade para mudar os hábitos, existo pouca abertura para ajustar os mesmos à outra pessoa. O sociólogo concluiu que o intervalo de idades entre os 28 e 32 anos é o melhor para casar pois é aquele em que existe uma menor probabilidade de divórcio durante os primeiros cinco anos depois do casamento.