Depressão: é este o impacto que pode ter na vida sexual do casal

Depressão: é este o impacto que pode ter na vida sexual do casal

Amor e Sexo

Depressão: é este o impacto que pode ter na vida sexual do casal

A depressão é um tema atual e cada vez mais debatido. Muito pouco discutido é o efeito que pode ter na vida sexual do casal.

Artigo de Hugo Mesquita

27-07-2020

O tema da saúde mental está na ordem do dia. O confinamento trouxe várias consequências nesse capítulo, nomeadamente depressão. Não tão falados são os efeitos que este tipo de condições podem ter na vida sexual de um casal. Pode levar a um distanciamento entre parceiros e, em último caso, pode mesmo levar a ruptura. Importa igualmente saber o que fazer para debelar o problema.

Leia ainda: Saiba que fatores podem matar o desejo sexual dos homens

Desde logo, importa saber o que é verdadeiramente uma depressão. Caracteriza-se por sentimentos de cansaço, de falta de esperança, de baixa autoestima, de insónia e até de dor física. E ao contrário do que poderia pensar, é bastante comum, como tem sido comprovado por vários estudos que colocam, inclusive, Portugal como o país da Europa com uma maior taxa de doentes com depressão.

Veja o vídeo:

Duas em cada três pessoas afetadas pela depressão perdem interesse por sexo

Ora, um dos efeitos da depressão pode ser a falta de interesse por sexo o que, naturalmente, vai prejudicar a vida sexual do casal. Acontece um distanciamento, levando depois a pessoa com depressão a sentir-se pouco desejada ou amada. Estudos científicos comprovam esta tese com dados concretos: duas em cada três pessoas afetadas pela depressão perdem interesse por sexo.

Veja também: Atividade sexual regular estimula a memória

As consequências nos homens, no que ao sexo, pode levar a uma falta de libido e a problemas de ereção. Nas mulheres, a falta de atividade cerebral tende a ser associada ao baixo interesse pelo sexo e muito frequentemente à dificuldade em atingir o orgasmo. A melhor forma para ultrapassar este problema é, naturalmente, curar-se desta condição. Isso deve ser feito com acompanhamento médico profissional. Enquanto casal, pode também procurar uma terapia de casal.

Veja o vídeo:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

27-07-2020



RELACIONADOS