O beijo é uma das demonstrações mais básicas de afeto por outra pessoa. Beijar na boca provoca prazer, sabe bem e até pode ajudar a queimar cerca de 90 calorias por hora, o equivalente a muitos minutos de exercício físico mais intenso, mas nem tudo é bom. A partilha de saliva vem acompanhada com mais de 80 milhões de bactérias, algumas boas, mas outras nem tanto.
O dentista e bacteriologista Harold Katz, em entrevista ao “The Independent”, demonstrou o lado menos bonito do beijo na boca, talvez aquele que o leitor não quisesse mesmo saber, mas nós temos mesmo que partilhar.
Conheça 10 factos nojentos sobre o beijo na boca:
Infeções dentárias.Beijar pode provocar cáries e infeções dentárias, já que o expõe a milhões de bactérias presentes na boca do parceiro.
Mais bactérias do que numa sanita. Neste momento, existem mais bactérias a viver na sua boca do que pessoas a viver no planeta Terra, ou dentro de qualquer sanita. Quando duas pessoas se beijam, trocam 80 milhões de bactérias e 700 estirpes diferentes destes seres são também partilhadas.
Mais sensíveis que o clitóris. Os lábios são mais sensíveis do que os genitais. Existem aproximadamente oito mil terminações nervosas no clitóris, enquanto que nos lábios encontram-se 10 mil.
Beijinho esquimó. Beijar trata-se de um teste de paladar e de olfato. Durante o beijo, os indivíduos estão também a cheirar o odor um do outro, como parte de um instinto primário de garantir que essa pessoa não apresenta perigo.
Beijar pode estragar tudo. Vários estudos já demonstraram que nos sentimos menos atraídos por uma pessoa depois de a beijarmos pela primeira vez – 59% dos homens e 66% das mulheres respetiva e exatamente.
Sapo encantado. Em média, as mulheres beijam muitos ‘sapos’ antes de encontrarem o seu príncipe encantado – 79 ‘sapos’ em média.
Duas semanas aos beijos. Estima-se que os indivíduos passem duas semanas das suas vidas a beijar.
Queimar calorias. Se quer emagrecer então continue a beijar. Um beijo apaixonado queima cerca de 6,4 calorias por minuto.
O melhor afrodisíaco. Beijar é um afrodisíaco natural. Quando beija alguém, é transferida testosterona de forma a permear as finas membranas de muco localizadas na boca, que por sua vez entra assim na corrente sanguínea, provocando ‘aquela’ sensação de paixão.
Proibido beijar. O monarca inglês Henrique VI baniu o beijo em julho de 1439, de forma a impedir a proliferação de doenças.
Não se assuste com este factos. Beijar faz-nos sentir mais felizes e dá-nos prazer.