Um homem tem que ter sempre vontade de fazer sexo? A resposta é um redondo não. E os motivos podem ser os mais variados. O segredo passa por ter muita paciência – de ambas as partes – e tentar combater o motivo pelo qual o homem não está com predisposição para ter sexo. A palavra de ordem é: falar. Da parte do homem, explicar à parceira o motivo pelo qual ele não tem vontade para fazer sexo. E da parte dela, importa saber ouvir e, juntos, conversando, tentar chegar a uma solução. Importa, então, saber que problemas podem ser esses que afetam a vontade do homem de fazer sexo. O site The Healthy, da Reader’s Digest, abordou a temática, falando com especialistas, e de seguida descrevemos alguns dos motivos apontados.
As razões que levam os homens a dizer não ao sexo
Depressão
“A depressão clínica é uma das maiores causas do desinteresse sexual nos homens”, explica David McKenzie, terapeuta sexual de Vancouver, no Canadá. Homens de todas as idades, até mesmo adolescentes, podem ter um desejo sexual muito mais baixo quando passam por este distúrbio de humor.
Disfunção erétil ou ejaculação precoce
Embora a disfunção erétil e a ejaculação precoce sejam problemas comuns, explica o especialista, um homem que passa por estes problemas pode afastar-se da parceira por medo que esta fique desapontada ou pense que ele é menos homem.
Leia ainda: Tudo em excesso faz mal e o sexo não foge a esta regra
Baixa testosterona
“Quando um homem ultrapassa os 40 anos, os seus níveis de testosterona começam a diminuir”, explica McKenzie. “Se isso acontecer levemente ao longo do tempo, um homem perderá gradualmente sua capacidade sexual. Mas às vezes, isto pode acontecer muito rapidamente”, diz ainda.
Stress no trabalho
O stress no trabalho pode ser um forte motivo para que diminua o interesse sexual. E isto porque este stress é, normalmente, trazido para casa. Pode ser ainda mais evidente se o homem estiver a “lutar” por uma promoção.
Cansaço
Indo ao encontro do tópico anterior, o cansaço pode também diminuir o interesse sexual do homem. Importa lembrar que o cansaço não resulta única e exclusivamente de trabalhos que envolvam esforço físico.