5 segredos para manter um casamento duradouro

5 segredos para manter um casamento duradouro

Amor e Sexo

5 segredos para manter um casamento duradouro

Existem casamentos perfeitos? Existem. O importante é saber como lá chegar.

Artigo de Hugo Mesquita

27-02-2018

Problemas no casamento não são de agora. São quase tão antigos como o homem, a principal diferença para os dias de hoje é que o divórcio já não é tão mal visto como fora em tempos passados. Esse ‘quase’ banalizar do casamento teve efeitos práticos no número de divórcios no nosso País. Segundo dados do INE, em 1986, registavam-se em Portugal 12,1 divórcios por cada 100 casamentos.  Um número que se enquadra na média de divórcios nos anos seguintes ao 25 de abril. Volvidos 30 anos, 2016, o número cresce de forma avassaladora: por cada 100 casamentos, registaram-se 69 divórcios.

Esta situação levanta uma questão importante: existe amor para sempre, ou o divórcio é uma inevitabilidade? Ainda acreditamos que sim. É isso que nos apontam vários estudos feitos nos últimos anos. Análises ao cérebro de casais com mais de 20 anos de matrimónio, provaram que ainda continuam apaixonados. Ainda assim, são efetivamente casos raros.

Demonstrando que o amor para sempre não é impossível, resta-nos tentar fazer parte daquele grupo restrito que consegue de facto manter o casamento. Como? Existem algumas dicas que te podem ajudar.

Um dos maiores erros dos casais é tentar adiar o inadiável

 

 

Escolher a pessoa certa. De que te vale tentar manter um casamento, ou uma relação, se a pessoa com quem decidiste partilhar a tua vida não te preenche totalmente? Se acreditas que vocês não têm muito a ver um com o outro, mais vale terminar. Um dos maiores erros dos casais é tentar adiar o inadiável.

Vida sexual ativa. O sexo tem uma importância capital numa relação. Quando um casal tem uma atividade sexual deficiente, a probabilidade de vir a ter problemas é grande. Uma boa forma de manter este campo da relação em bom estado é tentando quebrar as rotinas na cama, com novas experiências e locais.

Lê também: Por que o sexo de reconciliação é tão bom?

Novas experiências. Quebrar rotinas não é apenas recomendável na vida sexual do casal. Passear por sítios novos, viajar, novas experiências fortalecem (e de que maneira!) a relação. Marquem uma viagem a dois.

Metas. Como casal, deviam de pensar como um só. Uma forma de manter a ligação que vos une é criar metas em casal, objetivos a cumprir. Não importa o objetivo (pode ser financeiro, filhos, profissional). O importante é que partilhem a mesma meta e que lutem em conjunto por ela.

Bom humor. Os dias de trabalho por vezes podem ser difíceis, mas não devemos trazer os problemas do trabalho para casa. Espalha alegria quando chegas porque o positivismo faz milagres na vida de um casal.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

27-02-2018



RELACIONADOS