5 motivos que levam ao fim das relações

5 motivos que levam ao fim das relações

Amor e Sexo

5 motivos que levam ao fim das relações

A vida em casal sofre vários sobressaltos ao longo dos anos. Os principais sinais de que algo não está bem pode ser visto na atividade sexual do casal.

Artigo de Hugo Mesquita

22-03-2018

E foram felizes para sempre. Familiarizado com esta expressão? É típica nas histórias de amor, mas na vida real sabemos que nem sempre é assim. Os divórcios são cada vez mais comuns. Em Portugal, por cada 100 divórcios, registam-se 69 divórcios, isto segundo dados do INE, referentes ao ano de 2016. Estes dados avassaladores devem nos manter alertas sobre possíveis sinais de que a relação pode não durar muito mais.

Já antes tínhamos dado uma lista de pequenos segredos para manter um casamento duradouro. Mas por vezes não há mesmo outra opção que não seja acabar a relação. Devemos saber conseguir ler os sinais de que algo não está bem e que tudo pode acabar. O jornal “Huffington Post” falou com alguns sexólogos que compilaram uma lista de alguns dos problemas mais comuns na vida sexual dos casais.

Sem relações sexuais. Os especialistas definem que um casamento não tem sexo quando têm menos de 10 relações por ano. Muitas vezes o casal evita não apenas o sexo, mas como evita discutir esse mesmo problema. “Esta falta de diálogo leva a um sentido de isolamento e solidão entre os parceiros”. A especialista alerta para a necessidade de abordar esta questão, ao invés de culpar o parceiro.“O parceiro que está frustrado precisa de ‘quebrar o gelo’ e dizer ao outro que tem saudades dele. É muito melhor do que discutir ou culpar o outro”.

Um dos parceiros não se sente desejado. Para os especialistas, sentir-se desejado pelo parceiro é uma das coisas mais importante nas relações. Quando um dos dois não se sente desejado, a relação pode sofrer graves consequências.

Não há atração física. Os corpos vão mudando e podem se tornar menos atraentes aos olhos dos parceiros. Isso pode afetar o apetite sexual o que, acumulando com o stress diário, pode levar a uma rutura na relação.

Problemas físicos tornam-se a desculpa para tudo. Problemas como a ejaculação precoce e a disfunção erétil nos homens, ou a dor durante o ato para as mulheres costumam ser apontados como as razões para os casais não terem sexo. Nestes casos, o casal deve consultar o médico para trabalhar a parte emocional do casal. Este tipo de problemas não pode ser visto como desculpa para tudo.

Quebrar rotina. Muitas vezes, de modo a quebrar um pouco a rotina do casal, procuramos fazer coisas diferentes na cama. Falamos abertamente sobre a intenção de experimentar coisas novas, mas do outro lado recebemos apenas indiferença, ou até ser alvos de gozo. Nem sempre podemos partilhar as mesmas ideias, mas o ideal nessas situações é negociar, para que os desejos dos dois sejam tidos em conta.

O sexo não é tudo numa relação, mas exerce um papel importante na vida de um casal. Por isso, devemos ficar alertas.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

22-03-2018



RELACIONADOS