É certo que para a maioria das pessoas todas as desculpas são boas para ter mais relações sexuais. Mas é sempre bom quando os motivos estão relacionados com o bem que o sexo faz às pessoas. E desenganem-se aqueles que pensam que vamos falar de amor e prazer. Recorremos à ciência para partilhar 13 motivos pelos quais deve ter mais relações sexuais.
Conheça Rocío Miranda, a ex-jogadora de vólei que agora é modelo ousada
1 – Queima calorias
Pode acrescentar o sexo à lista de exercícios que faz para queimar calorias. De acordo com um estudo de 2013, os homens queimam 101 calorias por sessão de sexo. Número que baixa para as 69 nas mulheres. Estes números dizem respeito a uma relação sexual com uma duração média de 25 minutos.
2 – Irá dormir melhor
Depois do orgasmo o corpo liberta uma hormona relacionada com o relaxamento. Algo que fará com que se deixe dormir mais depressa do que o normal, principalmente se teve um mau dia.
3 – Diminui a pressão sanguínea e os níveis de stress
Um estudo acompanhou a vida de diversos voluntários ao longo de duas semanas. Aqueles que tiveram mais sexo foram aqueles que tinham níveis de pressão sanguínea mais baixos. O mesmo em relação ao stress.
4 – Melhora a saúde do coração
Já todos ouvimos dizer que o sexo faz bem ao coração. É mesmo verdade! Um estudo concluiu que homens que têm relações sexuais (pelo menos) duas vezes por semana, ao longo de 20 anos, são aqueles que têm menor probabilidade de ter uma doença cardíaca.
5 – Pode prevenir o cancro
Alguns estudos associam a frequência com que os homens ejaculam com a prevenção do cancro da próstata. São dados que têm suscitado grandes discussões.
6 – Aumenta a imunidade
O sexo estimula o nosso sistema imunitário, algo que ajuda a prevenir uma constipação, só para dar um exemplo.
7 – Alivia a dor
Um dos clichés associados ao sexo é aquele do “hoje não que me dói a cabeça”. Mas um estudo alemão defende que o sexo faz com que as pessoas se sintam melhor, aliviando a dor.
8 – Pode aumentar a esperança de vida
São vários os estudos que associam a vida sexual ativa ao aumento da esperança de vida.
9 – Fortalece as relações
A ocitocina é conhecida como a hormona do amor e é libertada durante momento de intimidade física. Algo que pode aumentar os sentimentos em relação à pessoa amada. O que, por sua vez, fortalece a relação.
10 – É fundamental para a felicidade duradoura
Com o passar dos anos nem todos sabem lidar com a intimidade física. Mas um estudo revelou que os casais, com idades entre os 58 e 85 anos, que se mantêm ativos sexualmente são mais felizes e têm melhores relações.
11 – Faz bem ao cérebro
Um estudo revelou que relações sexuais frequentes levam a uma maior crescimento dos neurónios no hipocampo, zona do cérebro associada à aprendizagem e memória.
12 – Vai parecer mais novo
Esqueça os tratamentos estéticos para parecer mais novo. Um estudo deu a conhecer que as pessoas que têm mais sexo, e que estão nos quarenta ou cinquenta, parecem entre quatro a sete anos mais novas.
13 – Faz com que deseje mais… sexo
Pode soar a redundante mas as relações sexuais levam a um aumento da libido. Ou seja, quanto mais tem, mais quer.