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A importância de trabalhar os glúteos

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O treino desta zona do corpo (ignorada por muitos homens) é importante para ambos os géneros. O personal trainer dos famosos, Nilton Bala, explica porquê.
Artigo de Hugo Mesquita
Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2018

Quando vamos treinar devemos ter em atenção todas os músculos do nosso corpo. Optar por treinar somente uma parte específica pode gerar descompensações que podem ser prejudiciais à nossa saúde. A melhor forma de gerir o nosso treino, passa por dividir os dias de treino por zonas musculares. Fazendo com que no final da semana o treino tenha sido o mais completo e abrangente possível. Entendido isto, importa realçar a importância do treino dos glúteos.

O treino desta zona do corpo (ignorada por muitos homens) é importante para ambos os géneros. O personal trainer dos famosos, Nilton Bala, explica porquê:

«Os glúteos estão inseridos nas nádegas e fazem a ligação da cintura pélvica com o osso da coxa. Esta musculatura tem importância fundamental para a estabilização da coluna, a locomoção motora e até na postura do ser humano. O fortalecimento muscular dos glúteos permite manter o corpo ereto durante o movimento, sendo o principal impulsionador das pernas na marcha, auxiliando nos gestos simples como sentar ou levantar. O reforço deste grupo muscular no caso dos praticantes de corrida ajuda e previne o surgimento de eventuais lesões, reduzindo o impacto articular decorrente da atividade. A musculatura conjunta entre o quadril e as costas suporta a coluna na sua posição natural. Se esta região estiver enfraquecida, o sistema ósseo não tem a estabilidade necessária provocando em algumas situações, dor na coluna», explica o educador físico que é considerado o «Personal Trainer das Estrelas» em Portugal.

 

 

«O motor primário para o fortalecimento dos glúteos é a execução do agachamento»

«Com os glúteos fortalecidos aumentam a probabilidade de melhorar a sua qualidade de vida, independentemente do sexo. Tendo em conta esta situação, o fortalecimento dos glúteos é fundamental para qualquer ser humano, tanto no homem como na mulher. Para fortalecer esta região, podemos executar diferentes exercícios, como a elevação do quadril, extensão do quadril na máquina ou com caneleira, o lunge estático ou com avanço. Várias hipóteses são possíveis. Na minha opinião, o motor primário para esse fortalecimento é a execução do agachamento por ser um movimento extremamente completo, onde conseguimos solicitar todas as porções da musculatura e variando o nível de dificuldade do exercício», esmiúça Nilton Bala.

«A grande importância para a ter qualidade de treino no sentido de desenvolver significativamente os glúteos são as manipulações de variáveis que podemos introduzir com o objetivo de ser eficaz nos resultados finais. A intensidade de treino pode alterar-se por exemplo, se executarmos um exercício com diferentes cadências na sua execução. Ao realizar um simples agachamento é totalmente diferente executar uma repetição com a duração de 2 ou 6 segundos; quanto mais tempo mantiver a musculatura em tensão maior será a agressão provocada sobre a mesma. O tempo de descanso entre séries é uma variável importante no rendimento do seu treino assim como ter uma boa qualidade no seu descanso, procurando repousar no mínimo 7 a 8 horas diárias», completa o personal trainer do brasileiro naturalizado português Deco, que fez história jogando pelo Barcelona, da Espanha.

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Importância da hidratação

«A hidratação é fundamental para que haja um equilíbrio interno do organismo. Durante os treinos ocorrem perdas de grandes quantidades de água e é preciso regular esta situação hidratando-se antes, durante e após a realização do treino», finaliza Nilton Bala.

Sobre o último conselho de Nilton, já tínhamos antes alertado para a importância da hidratação durante o treino, no artigo sobre os hábitos que qualquer desportista deve ter. Aproveita e vê os outros quatro conselhos que deixámos para ti.

Foto: Carlos Teixeira / MF Press Global
Artigo de
Hugo Mesquita
Segunda-feira
12 de Fevereiro
2018

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