Workout

Fica com as pernas atléticas sem agachamentos

Workout
Queres trabalhar as pernas e ganhar músculo mas detestas agachamentos? Fica a conhecer a melhor solução para evitares o exercício detestado por muitos.
Artigo de Bruno Seruca
Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2018

Os agachamentos fazem parte de diversos tipos de treino. Aquele que é feito com barra e pesos chega mesmo a ser visto com um dos melhores exercícios que envolve agachamento. Mas nem todas as pessoas apreciam este exercícios. Quer seja por motivo de lesão ou até por falta de interesse no agachamento. Isto sem esquecer as pessoas que fazem agachamentos em posições corporais incorretas, o que pode levar a lesões. Se fazes parte das pessoas que não é grande fã de agachamentos, descobre a solução que te permite trabalhar as pernas.

 

 

Trabalhar uma perna de cada vez pode levar aos mesmos resultados do que trabalhar as duas em simultâneo, como acontece nos agachamentos. Quem avança com esta ideia é o International Journey of Exercise Science, que deu a conhecer um estudo em que foram comparados diferentes exercícios. Quer seja com as duas pernas a trabalharem ao mesmo tempo ou com uma de cada vez. E o resultado é o de que não existe diferença significativa a nível de resultados. Porque os diferentes exercícios acabam por ativar os mesmos músculos.

Não pode ser ignorar que o agachamento tradicional é um dos melhores no que diz respeito à construção muscular. Até porque trabalha diferentes zonas do corpo. Só que não deixa de ser verdade que a maioria das pessoas não tem a melhor postura corporal. Algo que é comum em ginásios onde os atletas treinam sem acompanhamento de um personal trainer.

 

Trabalhar uma perna de cada vez

 

De acordo com o estudo publicado no International Journey of Exercise Science, a solução passa por trabalhar uma perna de cada vez. Algo que também te irá ajudar a ter pernas atléticas. E uma opção a ter em conta para aqueles que não conseguem ou não gostam de fazer o tradicional agachamento com barra. Lunge, exercícios com step (e até o agachamento unilateral) são boas escolhas para substituir o exercício. O efeito acaba por ser praticamente o mesmo, mas o risco de lesão baixa consideravelmente. E esta é a principal mais valia de trabalhar uma perna de cada vez. Esta ideia apenas se aplica às pernas. Pois quando o tema são os braços, é imprescindível trabalhar ambos ao mesmo tempo.

 

 

A postura corporal incorreta é um dos maiores problemas dos ginásios. Outra das grandes discussões passa pelo tempo de descanso ideal entre cada séries de exercícios. E sobre isso podes saber tudo aqui. Se estás a pensar experimentar novas aulas de grupo, fica a conhecer o HIIT. Até porque o Treino Intervalado de Alta Intensidade está a conquistar cada vez mais fãs e é uma das grandes tendências deste início de ano. Podes ainda ficar a conhecer o TRX, o treino que traz benefícios a todo o corpo. Aqui, não precisas de pesos nem de halteres. Os aparelhos de musculação também não são utilizados. É algo que podes fazer em casa e existem mais de 300 exercícios diferentes.

Artigo de
Bruno Seruca
Quinta-feira
11 de Janeiro
2018

RELACIONADOS