Aprende a respirar corretamente durante o treino

Aprende a respirar corretamente durante o treino

Desporto

Aprende a respirar corretamente durante o treino

Postura corporal e velocidade do exercício são as preocupações mais comuns. Mas não saber respirar de forma correta pode ser muito perigoso.

Artigo de Bruno Seruca

07-03-2018

Durante o treino de musculação existe uma grande preocupação com a postura corporal. Até porque é uma das formas de evitares dores e lesões desnecessárias. Também existe bastante cuidado com a amplitude do movimento de cada exercício. Ao que se junta a velocidade a que executas os exercícios que constam no teu plano. Isto sem esquecer o tempo de descanso que deves respeitar entre cada série de exercícios (e sobre isto já te falámos aqui). O que faz com que algumas pessoas ignorem a forma como respiram enquanto treinam. Mas controlar o respirar é muito mais importante do que julgas.

Tudo aquilo que referimos na primeira parte do texto é extremamente importante. Não podes descurar a postura corporal, algo que poderá resultar em lesões que te podem afastar dos treinos durante algum tempo. A amplitude é igualmente importante, tal como o movimento e velocidade. Porque tudo isto ajuda a um melhor desempenho. Só que não podes deixar a respiração de fora das tuas prioridades e preocupações durante o treino. Porque é algo que ajuda a melhorar o rendimento do teu treino. E não só!

Uma boa respiração permite que o teu treino seja ainda mais saudável, ao mesmo tempo que reduzes alguns riscos. Pois um mau controle da respiração pode levar a uma sobrecarga do coração durante a função de bombear sangue para o corpo. É extremamente importante que não prendas a respiração durante o treino, algo que é um erro bastante frequente. Suster a respiração leva ao aumento da pressão arterial. Esta situação ganha contornos mais graves quando estamos a falar de pessoas hipertensas.

 

Qual a forma correta de respirar?

 

Afinal, qual é a forma correta de respirar durante os exercícios de musculação? Deves expirar no momento em que levantas os pesos, quando estás em esforço. É a chamada fase concêntrica. E deves inspirar quanto estás a fazer o movimento de regresso à posição inicial do exercício (fase excêntrica). É importante que não percas ar em nenhum dos momentos. E, idealmente falando, a respiração deve acompanhar o movimento do exercício.

 

 

Se fazes parte do grupo de pessoas que comete o erro de não controlar a respiração durante os exercícios, não olhes para esta situação como um bicho-de-sete-cabeças. Poderá aparentar ser complexo mas é algo que acabarás por fazer de forma natural com o hábito. E irás notar melhorias até na força. Não corras riscos desnecessários e começa a controlar a respiração durante o treino.

A agora que já controlas as respiração, fica a conhecer as 7 dicas imprescindíveis para ganhares músculo. Sabe também quais são os músculos masculinos de que as mulheres mais gostam. Não te esqueças de espreitar a lista dos 10 alimentos que os atletas nunca devem comer. E se procuras novos treinos, fica a conhecer o TRX e o HIIT. E ainda os melhores exercícios para o coração. Como o Dia dos Namorados está cada vez mais próximo, espreita também o artigo com os exercícios que vão fazer com que domines na cama.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

07-03-2018



RELACIONADOS