Partilha com elas

Hora de terminar a relação? 5 questões a ponderar

Partilha com elas
A relação já não é o que era? Ponderas terminar? Responde a cinco perguntas e descobre se terminar a relação é mesmo o passo que deves seguir.
Artigo de Equipa Paraeles
Sexta-feira, 9 de Fevereiro de 2018

É domingo, estás em casa a ver televisão com a namorada. De repente, olhas para o lado e pensas: «Ela é mesmo a mulher da minha vida?»

No início, nas primeiras vezes em que fazes essa pergunta a ti mesmo, a resposta é sim. Afinal, ela é inteligente, divertida, carinhosa. «Onde iria encontrar alguém igual?»

Mas com o tempo, a dúvida fica mais frequente e a resposta mais complexa. Certo é que muitos casais continuam juntos por comodismo, amizade ou medo de não encontrar alguém melhor.

Claro que todos os relacionamento passam por várias fases. A fase mais apaixonada e quente, em que ficam no quarto o fim de semana todo a experimentar 20 posições do Kama Sutra. A fase mais morna, em que diversão é sinónimo de sair para ir tomar um copo com as amigas. E aquela fase fria, em que as discussões aumentam, os carinhos diminuem e as dúvidas começam a surgir na sua cabeça.

Depois de muito tempo juntos, a paixão do início dá lugar a um sentimento mais estável, tranquilo. Mas como saber se essa falta de emoção também não esconde falta de amor? Responde, com sinceridade, a estas 5 perguntas e sabe se está mesmo na hora de terminar a relação.

 

O teste

1 – Estás com aquela pessoa por hábito ou comodidade?

Esta situação é uma das mais comuns nos relacionamentos de vários anos. A tranquilidade e estabilidade são aspectos positivos de relações longas, mas é preciso refletir se a união ainda é atraente e promove crescimento pessoal.

Se o tédio parece muito maior do que a sensação de pura harmonia, percebe que, talvez, estejas preso e condenado a um relacionamento que não rende mais frutos. E, para o bem de ambos, talvez a separação seja a melhor saída.

 

2 – Sentes-te constantemente insatisfeito?

Altos e baixos são comuns em qualquer relacionamento, mas se te sentes constantemente insatisfeito, sem alegria e se não vês mais nenhum aspecto positivo na relação…

Então, o melhor talvez seja refetir se o fim dessa relação não te irá abrir portas para uma vida mais feliz.

 

3 – Sente que o respeito se perdeu na relação?

Discussões são normais nos relacionamentos longos. Mas se são constantes e, pior, roçam o abuso verbal, psicológico ou físico,  essa relação já não tem solução.

Por-lhe um fim talvez seja o melhor o fazer, para proteger a autoestima e segurança de ambos.

 

4 – Estás com ela por que tens medo da solidão?

Não insistas numa relação que já não a faz feliz apenas por medo de ficar sozinho. Reflita sobre as suas próprias capacidades e qualidades.

E entende que estar sem um namorado/marido não significa, exatamente, ser uma pessoa solitária.

 

5 – O futuro sem ela parece-te ameaçador?

Muitas pessoas ainda permanecem numa relação infeliz simplesmente por acreditarem que não poderão mais encontrar um novo amor. Ou mesmo por pensarem que são incapazes de levar uma vida sem companhia.

Ficar preso a alguém por medo e insegurança não traz satisfações ou alegrias. Prejudicam, sim, a autoestima e ainda afastam as hipóteses de reencontrar a felicidade.

 

Vê mais artigos em destaque:
Sensualidade de Bárbara faz-te perder o «Norton»
Sensualidade de Bárbara faz-te perder o «Norton»

 

É isto que os carecas devem vestir
É isto que os carecas devem vestir

 

O que os homens procuram nas amantes?
O que os homens procuram nas amantes?
PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles
Sexta-feira
9 de Fevereiro
2018

RELACIONADOS