E a primeira novidade do Salão de Frankfurt é…

E a primeira novidade do Salão de Frankfurt é…

Consumo

E a primeira novidade do Salão de Frankfurt é…

A Škoda foi bastante madrugador em revelar novidades no Salão Automóvel de Frankfurt. A fabricante sediada na República Checa dá a conhecer um novo SUV compacto, o Škoda Karoq.

Artigo de Equipa Paraeles

14-09-2017

O Škoda Karoq é um SUV compacto totalmente novo. Com um design emocional e dinâmico e inúmeros elementos cristalinos que caracterizam a nova linguagem de design da Škoda. Como um verdadeiro Škoda, o Karoq oferece um espaço excecional no interior e na bagageira, novos sistemas de assistência à condução, faróis full LED e – pela primeira vez num Škoda – um painel de instrumentos digital. Cinco motores estão disponíveis e quatro destes são novos. Características como o sistema VarioFlex para o banco traseiro e o pedal virtual para abertura/fecho virtual da bagageira, são novidades adicionais para o novo SUV compacto da marca.

O SUV compacto mede 4,382 metros de comprimento, 1,841 metros de largura e 1,605 metros de altura. A distância entre eixos de 2,638 metros (versão com tração às quatro rodas: 2,630 metros) possibilita ao Škoda Karoq uma prestação confortável na estrada. O aumento de tamanho beneficia os passageiros. O espaço para as pernas é de 69 milímetros.

A Škoda distingue-se pelo leque excecional de ofertas que também é extensível ao novo Karoq. O compartimento de bagagem tem uma capacidade de 521 litros com os bancos traseiros em posição normal. Com os bancos traseiros rebatidos para baixo, o volume aumenta para 1.630 litros. Em combinação com o banco traseiro opcional VarioFlex, a volumetria base da bagageira é variável, entre 479 e 588 litros. Os bancos também podem ser completamente removidos – e o SUV atinge uma capacidade de carga máxima de 1.810 litros.

Design: expressivo, dinâmico e emotivo

A seção dianteira surpreendentemente tridimensional simboliza proteção e robustez com os seus contornos. A frente caracteriza-se em particular pelos faróis de forma geométrica com contornos precisos. A partir do nível de equipamento Ambition poderá estar equipado com faróis full-LED num design que destaca a utilização de vidros claros. Uma faixa estreita de luzes que percorre ao longo do contorno inferior dos faróis principais fornecendo uma indicação homogénea e as luzes diurnas. Os faróis de nevoeiro, com tecnologia full-LED e função cornering, de viragem em curva, estão posicionados abaixo dos faróis principais. A grelha do radiador, com uma moldura cromada, apresenta a forma trapezoidal como é típico na Škoda. O grande logótipo da Škoda fica orgulhosamente no final do distinto capot do motor.

A longa distância entre eixos é facilmente visível na visualização lateral e deixa antever um generoso interior. O perfil lateral é caracterizado por projeções curtas na parte dianteira e traseira, e o tejadilho inclinado que é ampliado visualmente por um contorno no pilar D na seção traseira.

Uma faixa une os faróis à seção traseira com o mais alto grau de precisão, o que agiliza a carroçaria e transmite uma sensação de solidez. Os guarda lamas são enquadrados por largos elementos angulares – uma característica de design típica para os SUV da Škoda, tornando a imagem do Karoq ainda mais poderosa.

A largura da carroçaria é enfatizada na parte traseira pelas linhas horizontais. As luzes traseiras planas são divididas em duas seções: a exterior insere-se nas molduras laterais e a interior no portão da bagageira. As luzes na traseira incluem as luzes de marcha atrás, de travagem e iluminação da chapa da matrícula com tecnologia LED. As luzes traseiras possuem a forma em “C” típica da Škoda.

O novo SUV compacto está equipado com jantes de 16 ou 17 polegadas de série, estando disponíveis com três desenhos diferentes. As jantes de liga leve de 17, 18 e 19 polegadas são opcionais.

Estreia num modelo da Škoda: um painel de instrumentos digital programável

Uma tecnologia personalizável faz a sua estreia no novo Škoda Karoq, no Salão de Frankfurt. Em substituição do tradicional painel de instrumentos analógico, a Škoda instalou pela primeira vez no cockpit um painel de instrumentos digital. Quatro ecrãs diferentes estão disponíveis e podem ser programados de acordo com as preferências individuais do condutor. Os passageiros também têm a opção de estar sempre online. O Škoda Connect oferece uma função de chamada de emergência automática (emergency call), navegação em tempo real e acesso remoto ao veículo. A Škoda continua a sua campanha SUV com o Škoda Karoq. O SUV compacto numa fase inicial poderá ser encomendado com dois níveis de equipamento diferentes e com uma escolha entre cinco motores.

Pela primeira vez, um Škoda pode ser personalizado com um painel de instrumentos digital. No Škoda Karoq, existem quatro layouts diferentes que podem ser alterados conforme desejado: “Classic”, “Modern”, “Extended” e “Basic”. Estes quatro layouts fornecem a estrutura para as notificações e o condutor pode fazer o scroll através do display interativo do sistema de infotainment do automóvel, para definir que notificações aparecem na área do painel e as suas dimensões. Informações sobre o sistema de áudio, telefone, sistemas de assistência (Lane Assist, Front Assist, etc.) e o status do veículo também podem ser configurados para serem visualizados à direita, à esquerda ou na zona central.

Vastas soluções de conectividade

O Škoda Karoq está no topo com inovadoras soluções de conectividade. Os módulos de construção de informação e entretenimento provêm da segunda geração dos sistemas de infotainment modular do Grupo, oferecendo funcionalidades de última geração, interfaces e equipamentos com displays de toque capacitivo. O sistema de topo Columbus e o sistema Amundsen têm um hotspot wi-fi. Um módulo LTE opcional está disponível para o sistema Columbus. A ligação à internet baseia-se no padrão de rádio móvel mais rápido de hoje, com o qual os passageiros podem navegar e aceder ao e-mail com os seus smartphones e tablets.

Os novos serviços móveis online Škoda Connect, compatíveis com o módulo LTE, dividem-se em duas categorias: os serviços de informação e entretenimento online, que são utilizados para informação e navegação e os serviços Care Connect para assistência em caso de avaria e emergência. O botão E-call (chamada de emergência), que será obrigatório na Europa em 2018, está agora disponível como o serviço Care Connect. É possível aceder a serviços online adicionais através da App Škoda Connect. Estes serviços podem ser utilizados para efetuar verificações ao veículo remotamente, como por exemplo trancar/destrancar e encontrar o carro através de um smartphone, entre muitas outras.

A ligação inteligente entre o carro e o smartphone atingiu um novo patamar no Škoda Karoq. A funcionalidade SmartLink+, compatível com a Apple CarPlay, Android Auto e MirrorLink ™, está disponível como uma opção para o sistema base de infotainment Swing. O SmartLink+ é proposto de série com os sistemas de infotainment mais avançados. A phone box com carregamento por indução liga o smartphone à antena do tejadilho e, simultaneamente, carrega sem fios.

Potente e ágil: motores e chassis

O Škoda Karoq oferece tecnologias de vanguarda nos seus motores. Cinco blocos distintos – dois a gasolina e três diesel – englobam a oferta inicial, destes dois motores a gasolina e dois a diesel são novos. As cilindradas são de 1.0, 1.5, 1.6 e 2.0 litros. A gama de potência está compreendida entre 115 cv (85 kW) e 190 cv (140 kW). Todas as motorizações são unidades com injeção direta, turbocompressor e sistema start-stop com recuperação de energia na travagem. São extremamente económicos e cumprem as normas EU6. Com exceção do motor diesel mais potente, podem ser acopladas uma caixa manual de 6 velocidades ou a uma transmissão DSG de 7 velocidades. O 2.0 TDI de 190 Cv é proposto de série com tração 4×4 e transmissão DSG de 7 velocidades. O novo motor 1.5 TSI está equipado com o sistema de desativação de cilindros.

O chassis do Škoda Karoq é também uma referência no seu segmento e demonstra a sua qualidade em percursos fora de estrada. Com o nível de equipamento Ambition e superior, uma seleção de perfis de condução com os modos Normal, Sport, Eco, Individual e Neve (4×4) estão disponíveis, quando solicitado pelo Cliente. O modo Off-road com tração às quatro rodas melhora as características de condução em terrenos acidentados.

Quatro novos e eficientes motores num total de cinco blocos

O novo Škoda Karoq possui tecnologia de vanguarda sob o capot do motor. Cinco motores – dois a gasolina e três Diesel – repartem a oferta. Os dois motores a gasolina e dois blocos Diesel são novos.

Motores a gasolina

  • Novo: 1.0 TSI – 115 cv (85 kW), binário máximo de 200 Nm, velocidade máxima de 187 km/h, aceleração 0-100 km/h em 10,6 segundos, consumo combinado de 5,2 l/100 km, emissões combinadas de CO2 de 117 g/km. Utiliza uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades ou uma DSG de 7 velocidades.
  • Novo: 1.5 TSI – ACT (desativação dos cilindros) 150 cv (110 kW), binário máximo de 250 Nm, velocidade máxima de 204 km/h, aceleração 0-100 km/h em 8,4 segundos, consumo combinado de 5,4 l/100 km, emissões combinadas de CO2 de 122 g/km. Utiliza uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades ou uma transmissão DSG de 7 velocidades.

Motores Diesel

  • Novo: 1.6 TDI – 115 cv (85 kW), binário máximo de 250 Nm, velocidade máxima de 188 km/h, aceleração 0-100 km/h em 10,7 segundos, consumo combinado de 4,5 l/100 km, emissões combinadas de CO2 de 118 g/km. A potência é transmitida por uma caixa manual de 6 velocidades ou uma transmissão DSG de 7 velocidades.
  • 2.0 TDI – 150 cv (110 kW), binário máximo de 340 Nm, velocidade máxima de 207 km/h, aceleração 0-100 km/h em 8,9 segundos, consumo combinado de 4,4 l/100 km, emissões combinadas de CO2 de 115 g/km. Utiliza uma caixa manual de 6 velocidades ou uma transmissão DSG de 7 velocidades.

Todos os valores acima referidos aplicam-se a modelos com tração dianteira e caixa manual de 6 velocidades.

  • Novo: 2.0 TDI – 190 cv (140 kW), binário máximo de 400 Nm, velocidade máxima de 211 km/h, aceleração 0-100 km/h em 7,8 segundos, consumo combinado de 5,3 l/100 km, emissões combinadas de CO2 de 138 g/km. Possui tração integral e uma transmissão DSG de 7 velocidades de série.
O novo Škoda Karoq é o primeiro grande SUV a Portugal e vai chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2018. Conhece a viatura na galeria.
Lê também:
Os brinquedos sexuais que elas não dispensam
Os brinquedos sexuais que elas não dispensam
O que distingue um bom ginásio?
O que distingue um bom ginásio?
Sexo, polémica e sedução vivem em Cleo Pires
Sexo, polémica e sedução vivem em Cleo Pires

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

14-09-2017



RELACIONADOS