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Alfa Romeo Stelvio: o SUV mais rápido

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Experimentámos o Alfa Romeo Stelvio com 280 CV e adorámos… E agora, que vem aí a versão de 510 CV?
Artigo de Equipa Paraeles
Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2018

O motor que equipa a versão Quadrifoglio do novo Alfa Romeo Stelvio (a ser lançada já no próximo mês de março, com um preço de cerca de 115 mil euros), é o mesmo do Giulia 2.9 biturbo de 510 CV, lançado já há cerca de um ano e desenvolvido pela Ferrari, ostentando apenas menos dois cilindros que o V8 do modelo California da casa de Maranello.

Portanto não admira que o Stelvio Quadrifoglio seja atualmente o SUV mais rápido do mercado, a avaliar por notícias dos testes efetuados em Nürburgring, onde fez arranques dos 0 aos 100 km/h em menos de 3,8 segundos. O gigantesco V6 turbo leva-o mesmo a atingir velocidades da ordem dos 285 quilómetros por hora!

Para ajudar a “dominar” tantos cavalos de potência, o Stelvio conta com tração às quatro rodas, controlada eletronicamente e tecnologia de segurança suficiente para o manter dentro das linhas do circuito.
Mas, por enquanto, ainda não foi o Quadrifoglio que experimentámos (com muita pena nossa!), mas sim o modelo com motor 2.0 turbo a gasolina, debitando “apenas” 280 CV. E que dizer dele? Queremos mais!

 

Stelvio tem conforto inigualável e prestações de primeira linha

O Stelvio partilha a plataforma com o Giulia que, por sua vez, é partilhada também, com a Maserati, Dodge e Jeep.
O seu nome de referência, Stelvio, deriva de Passo dello Stelvio, uma estrada de montanha localizada no Tirol do Sul (Itália). A estrada é famosa pelas suas 60 curvas, a contornarem os Alpes Orientais. Construída no ano de 1820, é a estrada mais alta da região, a 2757 metros acima do nível do mar.

Este não é o primeiro modelo off-road da Alfa Romeo, mas está a anos luz do seu antecessor, o Matta, dos anos 1950; enquanto o primeiro era um todo-terreno puro e duro, muito semelhante aos primeiros Willys, o Stelvio está recheado da mais moderna tecnologia, o que lhe confere, também, um conforto inigualável e prestações de primeira linha.

A distribuição de peso do Stelvio é de 50/50 entre os dois eixos e, para se chegar a esta relação, a Alfa Romeo usa alumínio em muitos dos seus componentes, tal como guarda-lamas, portas laterais e traseira, capot e diversas partes mecânicas, como a suspensão, sistema de travagem e motor.

Nos testes de segurança da Euro NCAP, o Stelvio conseguiu a pontuação de 97% no capítulo da proteção de passageiros adultos e, no geral, resultados de cinco estrelas, muito em parte devido aos seus sistemas de segurança de última geração, como o sistema de travagem de emergência AEB de série ou o sistema de tração integral Q4.

Em termos de design, o Stelvio é… um Alfa Romeo levado ao extremo no seu design, com acentuadas linhas côncavas na grelha dianteira e musculados guarda-lamas traseiros, de forma a acondicionar os enormes pneumáticos 255 / 45 R20, tudo equilibrado com um perfeito sentido de proporções e de superfícies harmoniosas.

 

Interior depurado e minimalista, combinando espaço com ergonomia, conforto e estilo

O interior centra-se no condutor, com uma posição de condução elevada, de forma a dominar em qualquer situação a estrada.
Todo o restante interior é depurado e minimalista, combinando espaço com ergonomia, conforto e estilo.
Mas é na inovação tecnológica que o Alfa Romeo Stelvio se destaca, com avançadas soluções técnicas, como o Sistema de Travagem Integrado (IBS), em estreia mundial, que permite passar dos 100 para os 0 km/h em apenas 39 metros, ou a Travagem de Emergência Autónoma (AEB) com reconhecimento de peões e um veio de transmissão integralmente em fibra de carbono.

Este modelo é ainda equipado com um sistema de infoentretenimento de fazer inveja, comandado através dos controlos no volante ou num generoso ecrã táctil de 8,8 polegadas, com navegador 3D comandado por um intuitivo manípulo rotativo localizado no túnel central. O sistema dispõe de reconhecimento de voz e de compatibilidade total com qualquer telemóvel com sistema iOS ou Android.

O som do Stelvio é do melhor que possa imaginar. E não estamos a falar do rugido do motor (inconfundível no modelo de 510 CV), mas sim no sistema sonoro Harman Kardon, com 14 altifalantes e subwoofer.
Espaço também não falta neste SUV, com uma bagageira generosa, com 525 litros de capacidade, que pode ser aumentada graças à versatilidade do banco traseiro. E os passageiros, quer dianteiros quer traseiros, também não se podem queixar: há muito espaço para arrumar joelhos e objetos dos mais variados.

 

Três modos de condução

De destacar ainda as três modalidades de condução disponíveis, bastando rodar o seletor do sistema Alfa DNA. Este sistema modifica o comportamento e a resposta dinâmica do veículo, atuando sobre os parâmetros de gestão do motor, sobre as relações da caixa de velocidades e ainda sobre o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e o Sistema Antipatinagem (ASR).

Como motorizações, a Alfa Romeo propõe versões 2.0 turbo a gasolina (com 200 e 280 CV) e 2.2 turbo diesel (com 150, 180 e 210 CV), para além da versão Quadrifoglio prestes a chegar e com 510 CV.
O motor gasolina e a versão de 210 CV do diesel, são acoplados ao sistema de tração integral Q4 e o modelo é exclusivamente equipado com transmissão automática de oito velocidades.

O preço deste modelo começa nos 54.200 euros da versão 2.0 a gasolina de 200 CV e acaba nos 115 mil euros do Quadrifoglio.

 

Ficha técnica

Motor: 1995 cm3
Combustível: Gasolina
Alimentação: Direct Injection.
Sobrealimentação: Turbo + Intercooler
Potência: 280 CV
Tracção: integral permanente com sistema Q4
Caixa de Velocidades: 8 velocidades automática
Consumos – Misto: 7 L/100km
Consumos – Extra Urbano: 5.9 L/100km
Consumos – Urbano: 8.9 L/100km
Depósito: 64 litros
Emissões de CO2: 161 g/Km
Velocidade máxima: 230 km/h
Distância entre eixos: 281.8 cm
Comprimento: 468.7 cm
Largura: 190.3 cm
Altura: 167.1 cm
Peso: 1735 kg

 

Texto: Luís Peniche; Fotos: José Manuel Marques

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