4 dicas para tirares fotografias de qualidade

4 dicas para tirares fotografias de qualidade

Lifestyle

4 dicas para tirares fotografias de qualidade

A fotografia está cada vez mais presente no quotidiano. Os “fotógrafos de fim de semana” estão por todo o lado, mas a qualidade nem sempre impera. O paraeles ajuda-te a tirar fotos melhores para partilhares com os teus amigos.

Tirar uma fotografia de qualidade não envolve, necessariamente, uma máquina topo de gama. Antes de possuir material de ponta é preciso ter algumas noções básicas de fotografia e, depois, ir aperfeiçoando a técnica.  Existem pequenos detalhes que separam uma boa foto de uma excelente foto. Passos simples para conseguir ter uma foto digna de um profissional. O paraeles juntou quatro:

Deixa a luz encontrar-te. Um dos pontos mais importantes em fotografia é a luz. O objeto que queres fotografar deve estar bem iluminado para que o resultado final fique mais próximo da perfeição (com luz natural ganhas mais pontos!). Antes de tirar a foto observa o ambiente à tua volta e percebe de onde vem a luz e só depois deves posicionar o teu objeto. Se conseguires, tenta tirar fotos ao nascer e/ou pôr do sol, períodos que têm uma luz mais bonita.

Aproxima-te. Um dos erros mais comuns nos «fotógrafos de fim-de-semana» é tirarem fotos de objetos distantes. A tecnologia (zoom) ajuda, mas a qualidade da foto desce. Quanto mais perto estiveres do objeto, mais detalhes vais conseguir realçar. Aproxima-te e encontra a distância ideal para o que estás a fotografar.

É preciso foco. Imaginemos o tradicional presépio. Pode ser constituído por inúmeras figuras como os reis magos, os aldeões e os animais, mas o foco será sempre o menino jesus. Quando tiras uma foto com vários elementos deves focar-te num objeto em específico. O objeto deve estar centrado e/ou destacado de alguma forma. Isso fará com que a tua fotografia seja mais «limpa» e fácil de ler.

Histórias e histórinhas. Quando tiramos uma foto estamos a contar uma história e devemos ter isso em conta. Antes de pensares na composição deves pensar na história que queres contar. Diferentes ângulos e luzes dão perspetivas diferentes da história. A diferença, na foto, de uma mulher feliz ou triste pode estar numa simples sombra. Escolhe o que queres representar e depois pensa na fórmula para cozinhar a melhor fotografia.

Lê mais artigos em destaque:
Diana: A deputada que aquece as redes sociais
Diana: A deputada que aquece as redes sociais

 

A reação delas às abordagens dos ex-namorados
A reação delas às abordagens dos ex-namorados

 

As 5 desculpas mais utilizadas para fugir ao sexo

Artigo de
Hugo Mesquita

RELACIONADOS