Quem vencerá o primeiro «Duelo de Chefs»?

Quem vencerá o primeiro «Duelo de Chefs»?

Lifestyle

Quem vencerá o primeiro «Duelo de Chefs»?

Uma sala cheia de clientes que pagaram um jantar sobre o qual nada sabem. No «Duelo de Chefs» não há ficção! Só falta saber quem será o vencedor.

Artigo de Bruno Seruca

02-03-2018

A participação em «Masterchef» levou a que o chef João Macedo despertasse curiosidade junto daqueles que o rodeiam. Especialmente a partir do momento em que deu nova vida aos antigos refeitórios da Mundet & Sons, fábrica que chegou a ser a maior exportadora mundial de cortiça. O espaço da corticeira, situado no Seixal, deu lugar ao restaurante e bar Mundet Factory, o que adensou ainda mais a curiosidade dos clientes. «Desde que abri que os clientes me perguntam como foi a minha experiência no Masterchef. Se aquilo que fazemos é real ou não e como são os chefs com que trabalhamos no programa. Será que são bons ou são maus?», conta João Macedo. Que transformou a curiosidade numa iniciativa inovadora, criando o «Duelo de Chefs».

E no que consiste esta ideia? «Passa por convidar amigos, que são chefs de cozinha, a vir ao meu restaurante e mostrar tendências e coisas diferentes que existem na alta cozinha», explica. Esta ideia, transformada num programa para o paraeles, destaca-se pela ausência de ficção. Os clientes fazem reserva para jantar, desconhecendo, numa fase inicial, o nome dos chefs e os dois ingredientes escolhidos. Sabem apenas que vão degustar duas entradas e dois pratos principais. Existe ainda a garantia que são os clientes que têm a responsabilidade de decidir qual é o chef que merece ser eleito o rei da noite. «Não existe ficção! Podem ter a ideia de como tudo funciona e são eles que escolhem quem merece ganhar», explica João Macedo.

Dois ingredientes secretos é o ponto de partida do «Duelo de Chefs»

Apesar do entusiasmo, João Macedo não esconde que tinha algumas dúvidas. «Tinha algum receio em relação à recetividade dos clientes em pagar uma refeição que desconhecem por completo. Foi um sucesso e em poucos dias a sala ficou esgotada. Este sucesso mostra que as pessoas estão com vontade de experimentar coisas novas. Tive também a sorte dos meus parceiros abraçarem esta ideia desde o início», congratula-se João Macedo numa altura em que a Mundet Factory assinala o primeiro ano de existência. «Quando abri a Mundet Factory tinha a ideia de mostrar à Margem Sul do Tejo as comidas internacionais e o mundo de sabores que nem sempre existe de este lado do rio, onde se aposta quase sempre no mesmo. A ideia é mostrar aquilo que é bom e que existe pelo mundo. Queria também criar algo diferente.»

A primeira edição de «Duelo de Chefs» contou com os chefs António Amorim e Carlos Marques. Os ingredientes, que os chefs apenas conheceram três horas antes do início do jantar, foram sapateria e carne maturada. Aos 70 clientes juntaram-se jurados vip: João Macedo, Nelson Rosado, Sérgio Rosado, Rubim Fonseca, Mónica Sofia e Luís Martins. E foram os clientes que escolheram o grande vencedor da noite. Vê o vídeo e descobre quem foi o chef que mais se destacou, conquistando os clientes com as suas criações gastronómicas. João Macedo deixa a garantia de que esta aventura não se fica por aqui. «É uma experiência que enriquece todos e em breve vamos ter mais uma edição», conclui.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

02-03-2018



RELACIONADOS