Perfuma o teu bairro com um bom churrasco

Perfuma o teu bairro com um bom churrasco

Lifestyle

Perfuma o teu bairro com um bom churrasco

O bom tempo dá-te a oportunidade de poderes ser o rei churrasco. Segue estas dicas e mãos à obra! Vais ver que não vai custar nada e estarás nas “bocas do mundo” num ápice.

Artigo de Francisco Correia

17-08-2017

És adepto de um assado na brasa? Cansado de fazer e comer os mesmos cozinhados? Se tens um fogareiro e carvão, de que estás a espera? Corre ao supermercado, compra carne, peixe ou legumes frescos, uma boa bebida e chama os amigos para um bom churrasco. Para um “banquete” deste género ter sucesso, existem alguns cuidados a ter nos preparativos.

Planeia bem a ocasião. Se vais mesmo avançar com o churrasco, lembra-te que ainda terás de acender a fogueira. Para que os alimentos sejam bem grelhados na brasa, o carvão terá de estar em contato com o fogo durante aproximadamente uma hora. A partir do momento que este ganha uma coloração branca/cinza clara poderás por o que pretendes assar na grelha. Depois disso, a brasa fará o resto, deixando a carne no ponto ideal de consumo.

Usa temperos diferentes. O sal grosso é o principal condimento para fomentar o sabor, mas não é o único. Poderás usar outro tempero para os teus alimentos assados na brasa. Azeite, orégãos ou dentes de alho são boas apostas para um churrasco saboroso.

Não te esqueças dos acompanhamentos. Não pode ser só carne ou peixe, investe em mais qualquer coisa que também se evidencie no prato, transformando-se no complemento ideal para o alimento que vai à brasa. Legumes ou, se a fome apertar, arroz ou batatas são opções a considerar.

Grelha muito bem os alimentos que vais assar. O segredo do sucesso de um churrasco é saber explorar bem as técnicas de grelha. Dessa forma, especialmente no caso das carnes, é possível garantir a maciez, suculência e sabor das peças. A regra geral é colocar a carne mais próxima da brasa apenas durante 5 a 15 minutos, excepto em carnes mais finas que não precisa de tanto tempo. Os tempos de assadura dependem do tamanho, da espessura e do tipo de alimento a grelhar.

Arrisca. Manda para as brasas legumes e frutas. É uma alternativa para quem não come carne ou peixe. Algumas frutas, como o abacaxi, a manga e a banana, combinam bastante com grelhados. Elas podem ser servidas junto com as carnes ou até mesmo como uma sobremesa. Legumes como a beringela, pimentos e curgete também são ótimos grelha, especialmente se pincelados com um pouco de azeite e uma pitada de sal. Nunca te esqueças de limpar ou utilizar outra grelha antes de começares a assar outros alimentos diferentes do anterior.

Caso queiras ser o indiscutível rei do churrasco lá do bairro, considera o que o livro “Churrascos: Carne, peixes, legumes e fruta” tem para te oferecer. Desde as instruções mais básicas sobre como preparar um bom assado até às receitas mais inovadoras, poderás adquiri-lo aqui.

Vê também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

17-08-2017



RELACIONADOS