Nem imaginas de que é feita esta cerveja

Nem imaginas de que é feita esta cerveja

Lifestyle

Nem imaginas de que é feita esta cerveja

Conhece a Pisner, uma cerveja dinamarquesa que é concebida a partir de… urina. Em breve estará no mercado pois é amiga do ambiente!

Artigo de Equipa Paraeles

01-03-2018

Tudo remonta ao ano de 2015 quando no festival Roskilde Music, na Dinamarca, foram recolhidos cerca de 50 mil litros de urina, e para quê? A cervejaria dinamarquesa Norrebro Bryghys quis criar um produto artesanal exclusivo, a “Pisner”. Trata-se de uma cerveja cujas plantações de cevada são fertilizadas a partir de urina humana, substituindo o uso de estrume animal ou químicos. Assim, fica descansado, o produto final não sabe e não contém este género de “ingrediente”.

 

50 mil litros de urina chegaram para encher 60 mil garrafas desta inédita cerveja

 

No momento em que foi anunciada a recolha de urina no festival dinamarquês para este curioso fim, a cerveja foi alvo de polémicas na internet. Pensava-se que a bebida era mesmo feita de urina. Contudo, o diretor executivo da Norrebro Bryghys, Henrik Vang, reagiu pouco depois dizendo que “quando surgiram as primeiras notícias de que estávamos a preparar a Pisner, muita gente pensou que estávamos a filtrar a urina para a usar diretamente na cerveja”. O próprio empresário assumiu que a situação provocou muitas gargalhadas dentro da empresa.

 

 

Fertilizar plantações com recurso à urina não é nada de novo. Outrora utilizada pelo Homem ao longo da história para criar animais em estábulos, o líquido é uma fonte rica em nitrogénio, algo importante para a formação vegetal das plantas. A novidade da “Pisner” é o recurso à urina humana. O Conselho para a Agricultura e Alimentação do governo dinamarquês aprovou a produção e posterior comercialização desta cerveja. O executivo considerou a nova bebida como uma forma de reciclagem. Então… vai um copo?

 

As fezes também já foram utilizadas neste tipo de “ocasiões”

 

Também em 2015, Bill Gates, co-fundador da Microsoft, introduziu no Senegal a Omniprocessor. Uma máquina capaz de extrair água e energia das fezes humanas. O dispositivo é capaz de produzir água potável, já aprovada por Gates (na foto em baixo). No entanto, a preocupação do magnata é a limpeza de resíduos para se poder melhorar as condições sanitárias dos países em desenvolvimento.

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

01-03-2018



RELACIONADOS