A fábrica das viagens gastronómicas

A fábrica das viagens gastronómicas

Lifestyle

A fábrica das viagens gastronómicas

A fábrica que em tempos foi a maior exportadora mundial de cortiça é agora um restaurante e bar. Situado na zona ribeirinha do Seixal, o Mundet Factory pretende ser muito mais do que um espaço onde é possível almoçar, jantar e beber um copo. Um dos objetivos passa por fazer uma homenagem gastronómica à história da antiga fábrica.

Artigo de Bruno Seruca

04-09-2017

Foi em 1905 que a Mundet & Sons se instalou no Seixal, nos arredores de Lisboa. Aquela que era a maior corticeira mundial foi também pioneira em diversos aspetos sociais, disponibilizando aos trabalhadores condições raras para a época. Após anos de fulgor veio o declínio e a fábrica encerrou portas em 1988. Os refeitórios do espaço mantiveram-se ativos durante alguns anos, sendo palco de eventos culturais de renome no concelho do Seixal. Deixados ao abandono ganharam nova vida, graças ao sonho do Chef João Macedo. E assim nasceu o Mundet Factory, que mais do que um restaurante e bar é uma fábrica de viagens gastronómicas.

João Macedo, que concorreu ao Masterchef, tinha o sonho de abrir um espaço na terra onde cresceu. E há muito que desejava dar vida aos antigos refeitórios da imponente fábrica. “Cresci no Seixal e sempre sonhei com a possibilidade de ter este espaço”, diz. Entrar no Mundet Factory é viajar ao passado. Pois o restaurante e o bar preservam peças da fábrica bem como as portas e até as mesas originais dos antigos refeitórios. Mas a homenagem do Chef não fica por aqui. “Os pratos estão relacionados com as antigas rotas comerciais da fábrica. Por isso os clientes podem experimentar, entre outros, pratos suecos, tailandeses e mexicanos. Sem esquecer as nossas origens ou a nossa tábua de carnes maturadas que tem feito muito sucesso junto dos clientes”, explica.

“Os pratos estão relacionados com as antigas rotas comerciais da fábrica. Por isso os clientes podem experimentar, entre outros, pratos suecos, tailandeses e mexicanos. Sem esquecer as nossas origens ou a nossa tábua de carnes maturadas”

Da ementa fazem ainda parte pizzas feitas em forno a lenha. “Quis fazer algo diferente com as pizzas. Daí que tenham todas nomes de mulher e apareçam na carta como As Nossas Meninas”, conta. “Uma das pizzas foi feita por Magali Aravena, mulher de Eduardo ‘Toto’ Salvio, jogador do Benfica”, diz. Num espaço feito de sonhos, as sobremesas não podiam fugir a esta regra. “Acredito que as pessoas da minha geração foram muito felizes na Feira Popular. Por isso quis que as sobremesas fossem uma viagem à infância, até esses momentos felizes”, conta.

Além do restaurante, o Mundet Factory é também um bar. “Aqui podem encontrar aquilo que de melhor se faz na mixologia moderna. Cocktails e mocktails de autor. O difícil vai ser escolher”, garante João Macedo. O bar conta com exposições temporárias e com espetáculos de música ao vivo nas noites de sexta e sábado. Existe ainda uma esplanada com vista para o rio Tejo e para Lisboa. “Nesta semana vamos lançar a nossa carta de bar e esplanada, permitindo aos clientes degustar alguns snacks como calzones, bagels e outros snacks tipicamente norte-americanos”, revela.

Situado na Praça 1º de Maio, na zona ribeirinha do Seixal, o Mundet Factory encerra à segunda-feira. De terça a quinta está aberto das 12H às 01H. Sextas e sábados está aberto até às 2H30. Ao domingo, não serve jantares, estando aberto até às 17H. A reserva não é obrigatória, mas aconselhável. E pode ser feita através do número 21 242 5840.

Percorre a galeria e fica a conhecer o Mundet Factory.

Clica nas imagens e lê também:

cama
Descobre se realmente és bom na cama
Como acabar com o stress relacionado com o trabalho?
Acaba com o stress relacionado com o trabalho
A toalha que está a enlouquecer as mulheres
A toalha que está a enlouquecer as mulheres

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

04-09-2017



RELACIONADOS