Como avançar para um brinde

Como avançar para um brinde

Lifestyle

Como avançar para um brinde

É uma das formas mais bonitas de celebrar, mas nem sempre é feito da melhor maneira. Sabe como dominar a arte de propor um brinde.

Artigo de Hugo Mesquita

21-02-2018

Ato de beber à saúde de alguém. Desta forma é descrito o brinde, aquele – acrescentamos nós – momento único que não deve faltar nos maiores festejos. Existe melhor forma de colocar todo um grupo a celebrar? Certamente que sim. Mas um brinde é um brinde e tu deves saber como propô-lo. Sabemos que há quem o faça e acabe por passar por momentos desconfortáveis. Para evitar que passes por essas situações, deixamos-te algumas dicas.

Antes de mais, importa fazer uma análise completa ao grupo, ao momento, e ao que celebram. Quem está a ser brindado? Qual o motivo para o brinde? Que tipo de evento é? Quem está presente? Estas são quatro perguntas que deves responder antes de dar o derradeiro passo.

Quem está a ser brindado? Deves ajustar o teu discurso à pessoa que vais brindar. Não o faças se não tiveres qualquer tipo de confiança com a pessoa. Qual o motivo para o brinde? Imagina que um amigo teu passou por uma fase difícil e vocês estão a celebrar isso. Deves tentar ser mais comedido, caso se trate de um caso sensível. Que tipo de evento é? Num restaurante, por exemplo, não deves ser demasiado ruidoso, sob pena de incomodares os outros. Quem está presente? Como deves compreender, um brinde num jantar com colegas de trabalho será sempre diferente de um almoço com os teus amigos.

 

 

 

 

Respondidas todas estas questões, e caso queiras prosseguir com o brinde, deves ter em atenção outros pormenores. Primeiramente, deves saber que a iniciativa do brinde deve ser dada ao anfitrião. Por isso, só deves avançar caso ele não tenha intenção de o fazer.  Deves também verificar se todos os presentes têm bebida ( não te esqueças que brindar sem álcool dá azar!).

Lê também: Como beber a noite inteira e fazer boa figura

Não caias no erro de ser o «engraçadinho»

No brinde, deves procurar ser breve. Não precisas de te ficar pelo simples: «um brinde!». Mas também não deves ir muito além. Deves ser o mais espontâneo possível, mas podes treinar em casa (caso seja mesmo um evento especial). Não deves demorar mais de um minuto, sob pena de te tornares enfadonho. Certifica-te que tens a atenção de todos quando propões o brinde e sê claro na hora de terminar.

Mais importante que tudo: sê tu mesmo. Não tentes ser aquilo que não és. O maior erro de quem tem toma a iniciativa neste tipo de ocasiões é fazer o papel de «engraçadinho», ainda que de piada tenha muito pouco. Regra fundamental: Um brinde deve sempre ser sincero e sentido.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

21-02-2018



RELACIONADOS