5 melhores jogos para os amantes de velocidade

5 melhores jogos para os amantes de velocidade

Culto

5 melhores jogos para os amantes de velocidade

Já vimos que os jogos de carros estiveram em grande evidência o ano passado. Porém, há uma questão que se impõe: Quais são os melhores jogos de carros?

Artigo de Hugo Mesquita

17-03-2018

Os jogos de carros têm sido os que mais têm evoluído nos últimos anos. À parte dos gráficos de qualidade, é exigido, cada vez mais, uma maior proximidade entre o jogo e a realidade. Este ponto também tem sido alvo de atenção pelas outras categorias de videojogos, mas nos carros é mais evidente. Há jogos que se intitulam de simuladores de carros, ainda assim, todos devem transmitir a sensação de condução da vida real no jogo (neste capítulo, excluem-se jogos cujo o foco principal não é propriamente a corrida, como o Rocket League).

Dada esta evolução, fica por esclarecer se as grandes produtoras de videojogos têm correspondido a esta constante exigência do meio. Em regra geral, sim, têm. Por vezes, observam-se retrocessos no lançamento de jogos, isto é, jogos anteriores superiores aos lançados mais recentemente. Nos últimos videojogos de carros essa tendência não se tem observado, bem pelo contrário.

 

Lê também: Jogos de carros entre os mais populares de 2017

No meio de tanta oferta, quais são os jogos de carros que realmente se destacam dos demais?

 

 

 

Project Cars 2

Aqui está um bom exemplo de um upgrade de um jogo em relação ao seu antecessor. O primeiro jogo da saga já pautou pela qualidade e o sucessor conseguiu aumentar ainda mais a fasquia. Como dito anteriormente, a jogabilidade é o principal foco da nova geração de jogos de carros, e Project Cars 2 não foge à regra (a diferença para o antecessor é considerável). A par disso,  o trabalho feito pela Slight Mad Studios, ao nível do sistema meteorológico no jogo é absurdamente bom. A forma como a condução se altera com a qualidade do piso – influenciado pelos vários fatores meteorológicos – está muito bem conseguida. De destacar também a variedade de veículos para escolher (cresceu) e o modo carreira, que foi também melhorado.

 

 

F1 2017

Os fãs de Fórmula 1 há muito que pediam por um jogo que fizesse jus à modalidade. A espera foi longa – os F1 eram apenas «mais um jogo de carros» – mas em 2016 isso mudou. A Codemasters conseguiu a licença da F1 e os jogadores tiveram a oportunidade de viver a verdadeira experiência de um piloto. A simulação é muito boa, e tem como bónus o ajustamento consoante a experiência do jogador. A luta acesa entre Hamilton e Vettel pelo título fez desta época uma das mais empolgantes dos últimos tempos. O jogo? Não ficou atrás. A inclusão de vários modelos clássicos da modalidade (McLaren MP4/4, de 1988, de Ayrton Sena, por exemplo) também foi uma aposta ganha.

 

 

Gran Turismo Sport

Para nós é “o” simulador de carros por excelência, na nossa opinião. É também dos que mais impressiona pela extrema qualidade dos gráficos. Recorda a análise que fizemos a este jogo: A emoção da alta velocidade na pista e no comando.

 

Assetto Corsa

Lançado em 2014 para PC e adaptado em 2016 para PS4 e Xbox One. Assetto Corsa não deixa o fã autêntico de jogos de carros desiludido. O display ao nível de menus não é o mais convidativo, mas na pista – onde realmente importa – é dos mais completos. A experiência da simulação não é defraudada, estando mesmo ao nível dos melhores. O que diferencia este jogo dos restantes é a «inteligência» da máquina quando está a correr contra nós. Muitas vezes vemos a máquina a perder o controlo do carro por tentar tudo por tudo para nos ultrapassar.

 

 

 

Forza Horizon 3

Destacamos Forza Horizon 3 pela total mudança de estilo. O jogo deixou o carácter sério e rígido dos jogos de simulação de carros, para se transformar num excelente ‘arcade’.  As corridas longas de ‘endurance’, ao estilo Dakar, os longos saltos nas dunas, as missões, a recriação das belas paisagens da Austrália fazem deste jogo um verdadeiro ‘must have’. A experiência de condução, apesar de num registo mais ‘solto’ é igualmente de grande nível, o que coloca este jogos, entre todos os da lista, como o mais completo, ou pelo menos aquele que oferece uma experiência mais completa a todos os níveis.

 

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

17-03-2018



RELACIONADOS