O treinador salvador dos clubes da Liga NOS

O treinador salvador dos clubes da Liga NOS

Desporto

O treinador salvador dos clubes da Liga NOS

Há um treinador português que começa a ser visto como salvador dos clubes que tentam evitar a descida de divisão. Descobre quem é!

Artigo de Bruno Seruca

14-02-2018

O nome Armando Gonçalves Teixeira pouco ou nada dirá aos amantes do futebol português. O caso muda de figura se dissermos que se trata de Petit. O ex-jogador de quem todos se lembram pela raça e entrega com que disputava cada lance. E se esta era a imagem de marca do jogador que deu nas vistas no Boavista e que se destacou no Benfica e na Seleção Nacional, Petit poderá começar a ser visto como o salvador dos clubes da Liga NOS. O treinador português, de 41 anos de idade, é uma aposta cada vez mais frequente dos clubes que tentam escapar à descida de divisão.

Petit fez a sua estreia no principal campeonato português ao serviço do Boavista, na época 2014/15. Clube que já treinava nas divisões inferiores do futebol nacional, para onde o clube tinha sido despromovido na sequência de uma descida de divisão polémica, ocorrida na secretaria. O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol anulou a descida administrativa, que tinha acontecido em 2008, e os «axadrezados» voltaram a competir na primeira divisão. Petit completou a época e o Boavista, em tempos campeão nacional, conseguiu manter-se no principal escalão do futebol português.

 

Petit estreou-se na primeira divisão, enquanto treinador, ao serviço do Boavista

 

O treinador ainda iniciou a época seguinte, mas acabaria por se demitir. «Por mais que possa gostar muito do Boavista, também gosto muito de mim e achei que era a altura certa», disse no momento do adeus que coincidiu com a altura em que alguns adeptos questionavam a continuidade do técnico. Petit esteve pouco tempo no desemprego, aceitando uma missão que muitos acreditavam condenada ao insucesso. Depois de Vítor Paneira e de Rui Bento, o Tondela apostou em Petit para evitar a descida de divisão do clube que fazia a estreia na primeira divisão. E foi então que se deu o primeiro «milagre» de Petit.

 

Sabe quem é o salvador dos clubes da Liga NOS
Petit é o novo treinador do Moreirense

 

Sob o comando do treinador português, o Tondela conquistou 22 pontos na segunda volta. 17 dos quais nos últimos 8 jogos. A equipa que chegou a estar em último, a dez pontos de distância do penúltimo, acabou por evitar a descida de divisão na última jornada. Estava dado o primeiro passo para ser visto como salvador das equipas que lutam pela manutenção. Na época seguinte, em 2016/17, Petit voltou a abandonar um projeto. Tal como tinha acontecido no Boavista, o treinador português deixou o comando do clube de Viseu. «Apesar de alguma resistência e ponderação, a gerência da Tondela entendeu aceitar a pretensão de Petit que deixa, com efeitos imediatos, de ser o treinador principal do Tondela», explicou o clube. Petit deixou o Tondela no último lugar do campeonato mas o clube acabou por evitar a descida.

 

O treinador conseguiu evitar a descida de divisão do Tondela, que estava a 10 pontos do penúltimo classificado.

 

Mais um «déjà vu» na carreira de Petit. O treinador volta a estar pouco tempo no desemprego. Petit foi o escolhido para evitar a descida de divisão do Moreirense na época 2016/17. Mais uma vez, a tarefa não se afigurava nada fácil. Na última jornada o clube de Moreira de Cónegos recebia o Porto de Nuno Espírito Santo. E só a vitória interessava. O Moreirense acabou por derrotar os «dragões» por 3-1 e Petit dava vida a um segundo milagre desportivo. E ao estilo de um salvador que cumpriu a sua missão, o treinador português abandonou o clube.

Eis que chegamos a esta época. Que Petit iniciou sem qualquer clube. O treinador acabaria por ser o escolhido para substituir Vasco Seabra no comando do Paços de Ferreira. Esta aventura durou pouco mais de dois meses e o treinador português acabou por pedir a demissão. Agora, mais uma missão que irá testar o rótulo de salvador atribuído a Petit. Contariando o ditado que defende que não devemos voltar a um local onde já fomos felizes, o treinador está de volta ao Moreirense. À passagem das 22ª jornada, o clube está abaixo da linha de água, com 19 pontos, apenas mais um do que o último classificado, o Vitória FC. Petit tem 12 jornadas para voltar a demonstrar que é um treinador especialista na arte de evitar descidas de divisão.

 

Entrada à Mourinho

 

Mas o futebol português não é apenas feito do principal escalão. E na Ledman LigaPro está um dos principais treinadores portugueses das últimas décadas. Após quatro anos no estrangeiro, Manuel Cajuda está de volta ao futebol nacional. O treinador foi contratado pelo Académico de Viseu com a missão de fazer o clube subir à Liga NOS. O emblemático treinador teve uma entrada à Mourinho – que na primeira conferência de imprensa no Porto prometeu que o clube seria campeão na época seguinte. «Disse ao presidente que tinha pouco tempo, mas não abdico da subida de divisão. Se vim para aqui não foi para ficar três meses, se não subir este ano, subo para o próximo. Prefiro dizer que falhei do que ser covarde e não tentar, quero muito jogar no próximo ano na primeira Liga», disse na apresentação. Neste momento o clube ocupa a quarta posição, estando a quatro pontos da subida.

 

Sabe quem é o salvador dos clubes da Liga NOS
Manuel Cajuda está de volta ao futebol português

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

14-02-2018



RELACIONADOS