Rodrygo, a nova pérola do Real Madrid ainda anda na escola

Rodrygo, a nova pérola do Real Madrid ainda anda na escola

Desporto

Rodrygo, a nova pérola do Real Madrid ainda anda na escola

Tem apenas 17 anos, mas já é titular indiscutível no Santos e há quem diga que pode seguir o trajeto de Neymar.

Artigo de André Cruz Martins

17-06-2018

Rodrygo, jovem avançado de apenas 17 anos do Santos, é a grande sensação do momento no futebol brasileiro e acaba de ser contratado pelo Real Madrid, por 54 milhões de euros, dos quais 40 milhões serão para o Santos, 5 milhões para o futebolista e 9 milhões para impostos.

“Posso confirmar que o Vinicius Júnior (outro futebolista já assegurado pelos “merengues”) e o Rodrygo vão ser o futuro do Real Madrid. O Vinicius vem já, mas temos de esperar por janeiro para poder contar com o Rodrygo”, explicou Florentino Pérez, à margem da apresentação de Julen Lopetegui como o novo técnico.

Rodrygo só se poderá transferir para a Europa em janeiro, quando completar 18 anos, mês em que, curiosamente, abre o mercado de inverno de futebolistas. Ainda assim, alguma imprensa brasileira garante que o avançado só se juntará ao Real Madrid no início da época de 2019/20.

O avançado só se juntará ao Real Madrid no início da época de 2019/20

Titular indiscutível no “peixe”, Rodrygo forma um trio atacante com o ex-benfiquista Gabriel Barbosa e Eduardo Sasha e já tem nove golos em 29 jogos na temporada em curso. Em março, diante dos uruguaios do Nacional, tornou-se no mais jovem de sempre a marcar na Taça dos Libertadores, com apenas 17 anos e dois meses de idade.
Para além da frieza na finalização, pouco usual na sua idade, destaca-se pela técnica, habilidade e desassombro com que parte para cima dos adversários, a fazer lembrar um tal de Neymar, também ele formado no Santos.

No início de junho, com 17 anos, 4 meses e 25 dias, fez um “hat-trick” no triunfo diante do Vitória por 5-2, sendo o mais novo de sempre no clube a conseguir marcar três golos num jogo, batendo as marcas de Neymar, Robinho e Gabriel Barbosa, outros craques que se revelaram precocemente no Santos. Quem mais se aproximou foi o atual futebolista do PSG, que com 18 anos, 2 meses e 9 dias fez cinco golos num desafio com o Guarani.

“É o jogador formado no clube cujas potencialidades mais se aproximam de Neymar”

Por falar em Gabriel Barbosa, o avançado que passou praticamente incógnito pelo Benfica e que está no Santos por empréstimo do Inter Milão, tece grandes elogios a Rodrygo e até encontra semelhanças consigo próprio. “Eu vejo-me nele. É um menino muito trabalhador, sério, humilde, escuta bastante e é muito inteligente. Apesar de muito jovem, vai-nos ajudar muito”, referiu.

Rodrygo estava há algum tempo nos planos de alguns tubarões do futebol europeu. O presidente do Santos, José Carlos Peres, reconheceu há algumas semanas que “existem propostas de vários clubes em cima da mesa e se alguém pagar a multa [cláusula de rescisão] de 50 milhões de euros, não há nada a fazer”, refere, lamentando uma cláusula tão baixa e anunciando que quer passar a colocar valores de 100 milhões de euros nas pérolas da formação do clube.
FC Barcelona e Real Madrid disputaram o craque até à última e os “merengues” poderão ter beneficiado de alguma resistência do Santos em negociar com os catalães, que ainda lhes devem cerca de 14 milhões de euros respeitantes à transferência de Neymar.

Real Madrid ganhou a corrida ao FC Barcelona por Rodrygo

Até há alguns dias, o avançado mantinha discurso com os pés bem assentes na terra. “FC Barcelona ou Real Madrid? Não tenho preferência, são dois clubes gigantes. A minha preferência hoje é o Santos e não penso em sair, pois sou feliz aqui”, garante. De resto, a responsabilidade parece ser a imagem de marca deste craque, que aos 11 anos já tinha contrato com a Nike (foi o brasileiro mais novo de sempre a ter vínculo com esta marca) e dizia o seguinte: “Para mim, jogar futebol é trabalho”.

José Fiuza, coordenador do futebol de Santos, revela que Rodrygo “é sem dúvida o jogador formado no clube cujas potencialidades mais se aproximam de Neymar”. Ainda assim o jovem de 17 anos, é bem claro: “Quero ser o Rodrygo e não o novo Neymar”. De resto, a sua personalidade nada tem a ver com a do craque do PSG, que sempre se destacou pela exuberância. Rodrygo é muito discreto, não gosta de aparições públicas e cresceu com uma educação evangélica, costumando ir a cultos com o pai. E ainda estuda, frequentando o terceiro ano do ensino médio, numa escola muito próxima do estádio do Santos.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
André Cruz Martins

17-06-2018



RELACIONADOS