Mihajlovic, o treinador que é mais conhecido pelos livres que marcava

Mihajlovic, o treinador que é mais conhecido pelos livres que marcava

Desporto

Mihajlovic, o treinador que é mais conhecido pelos livres que marcava

Novo treinador do Sporting ainda não conquistou qualquer título, mas é bastante elogiado pelo futebol dinâmico e postura arrojada. Enquanto jogador ficou para a história pela mestria com que marcava livres diretos.

Artigo de Bruno Seruca

18-06-2018

O suspense chegou ao fim e o Sporting já tem sucessor para Jorge Jesus. Sinisa Mihajlovic é o homem escolhido por Bruno de Carvalho para tentar devolver os leões à conquista do título de campeão nacional, algo que escapa ao clube desde a época 2001/2. O treinador sérvio, de 49 anos, chega a Portugal depois de meia época no desemprego, tendo sido despedido do Torino. E é em Itália que Mihajlovic tem procurado o sucesso como treinador.

A estreia no banco de treinadores enquanto treinador principal deu-se em 2008/9 no Bolonha, depois de duas épocas como adjunto no Inter, clube onde terminou uma brilhante carreira de jogador. Esteve pouco tempo no clube e mudou-se. Na época seguinte, para o Catania, onde também permaneceu durante pouco tempo. Segui-se pouco mais de uma época na Fiorentina até ser anunciado como selecionador sérvio.

Mihajlovic já foi selecionador sérvio e passou por clubes como Fiorentina, Milan e Sampdoria

Liderou a seleção apenas durante 15 jogos antes de regressar ao futebol italiano. Ao serviço da Sampdoria teve as duas melhores épocas enquanto treinador. Algo que valeu um convite para treinar o Milan, o gigante adormecido da Série A que atravessava um dos piores momentos da história. A expetativa era enorme, apesar da ligação do treinador ao rival Inter. Acabou a época num modesto sétimo lugar e perdeu a final da Taça de Itália para a Juventus. Mudou-se para o Torino, clube de onde foi despedido a meio da última época, depois de ter sido eliminado da taça pela Juventus. Olhando para a carreira de Mihajlovic, percebe-se que o treinador sérvio nunca teve mais de dois anos no mesmo clube e que ainda procura o sucesso enquanto treinador. Isto apesar de ser elogiado pelo futebol dinâmico e pela postura arrojada das equipas que orienta.

No Sporting, Mihajlovic terá à sua espera um contrato de duas épocas, um ordenado na ordem dos dois milhões de euros limpos por época e a espinhosa missão de recuperar um clube que está inserido numa crise diretiva e que ficou sem nove jogadores, muitos deles titulares habituais, que rescindiram contrato alegando justa causa. Tal como aconteceu quando assinou pelo Milan, o treinador chega ao Sporting num momento em que o clube vive um dos piores momentos da história.

Defesa-central de excelência

O sucesso que Mihajlovic ainda procura como treinador, não lhe faltou como jogador. O sérvio ficou para a história como um dos melhores centrais esquerdinos que passaram pelo futebol italiano. Após passagens pelo NK Vukovar 91, FK Vojvodina e Estrela Vermelha chegou a Itália para representar o Roma. Passou ainda por Sampdoria, Lazio e Inter, onde terminou a carreira. Entre 92/93 e 1005/06 marcou uns impressionantes 61 golos, tendo em conta de que estamos a falar de um defesa-central.

O elevado número de golos está relacionado com o facto de ser um especialista em bolas paradas. A imagem de marca do defesa que jogava com a camisola 11 era a forma como batia os livres diretos. Não devem existir muitos jogadores que possam gabar-se de ter marcado três golos no mesmo jogo, todos de livre direto. Algo que Mihajlovic fez ao serviço da Lazio num jogo contra a Sampdoria em 1998.

 

 

A mestria do treinador ainda é aproveitada nos clubes de orienta, de modo a treinar os guarda-redes das equipas. Foi isso que aconteceu ao serviço do Torino. Ainda que não tenha dado quaisquer hipótese de defesa em três remates consecutivos. Uma imagem que provavelmente passará a ser frequente em Alcochete, só faltando saber quem será o alvo do treinador pois o Sporting ainda não anunciou o substituto de Rui Patrício, o titular dos leões ao longo dos últimos anos e um dos jogadores que rescindiu contrato de forma unilateral com os leões.

Brincadeiras nas redes sociais

A contratação de Sinisa Mihajlovic já se tornou num tópico de referência nas redes sociais. E existem adeptos sportinguistas que recorrem às superstições para antever uma época de sucesso. Há quem se recorde de André Cruz, igualmente um central esquerdino que marcava livres diretos com grande qualidade. É que tal como o novo treinador dos leões, também André Cruz passou pelo futebol italiano, por Milan e Torino. E quando o clube o contratou, acabou por ser campeão.

Foto: Reuters

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

18-06-2018



RELACIONADOS