A história do único homem que derrotou Mayweather

A história do único homem que derrotou Mayweather

Desporto

A história do único homem que derrotou Mayweather

Floyd Mayweather Jr. terminou a carreira profissional de pugilista com 50 vitórias e nenhuma derrota. No último combate derrotou Conor McGregor, numa luta que lhe valeu 298 milhões de euros. No rescaldo do combate do século destaca-se um nome: Serafim Todorov, o único homem que derrotou aquele que muitos consideram o melhor pugilista de todos os tempos.

Artigo de Bruno Seruca

28-08-2017

Agosto de 1996. Floyd Mayweather Jr. nunca esquecerá este mês nem este ano. Porque foi nessa altura, antes de se tornar num atleta profissional, que teve a única derrota da sua brilhante carreira de pugilista. Foi nos Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos da América, que Serafim Todorov derrotou o pugilista norte-americano, fazendo aquilo que mais nenhum pugilista conseguiu. E se o melhor estava para vir, no que diz respeito a Floyd Mayweather Jr., já Serafim Todorov viveu aí o último grande momento da sua vida.

“Sinto-me como um vencedor e fico orgulhoso por ser o único homem a ter batido o Floyd Mayweather Jr. Neste momento todo o mundo sabe quem sou. Tinha medo que já me tivessem esquecido”, disse numa entrevista recente. E se Mayweather amealhou quase 300 milhões de euros com o último combate da carreira, Todorov vive com um subsídio do governo que ronda os 400 euros. “O dinheiro que recebo não é suficiente. A minha família não tem emprego. É difícil porque vivo numa pequena cidade e não há muito trabalho. Do que recebo, ainda há um empréstimo para pagar ao banco e contas para saldar. Tinha uma casa maior na minha terra [Peshtera] mas tive de vender porque não tinha dinheiro para sobreviver”, confessa.

“Sinto-me como um vencedor e fico orgulhoso por ser o único homem a ter batido o Floyd Mayweather Jr. Neste momento todo o mundo sabe quem sou. Tinha medo que já me tivessem esquecido”

Mayweather colocou um ponto final na carreira profissional com o rótulo de invencível. Uma sensação que Todorov experimentou no longínquo ano de 1996. Apesar de não ser o melhor profissional – preparou-se para os Jogos Olímpicos apenas em três semanas – o búlgaro sentia-se capaz de derrotar qualquer um. “Ele tinha 19 anos. A minha experiência era muito mais forte. Tinha vencido todos os russos, os cubanos, alguns americanos, alemães e campeões olímpicos. Gozava com eles lá dentro e vencia-os a todos. E era muito inteligente. Era um pugilista com um estilo muito bonito e atraente de se ver. No ringue é preciso ser um artista. E eu era-o”, recorda. A única derrota de Mayweather fica marcada pela polémica. No final do combate o árbitro levantou o braço do pugilista norte-americano. Mas a contagem dava uma vantagem (10-9) para o búlgaro.

A história do único homem que derrotou Mayweather

Polémicas à parte, Mayweather conquistou a medalha de bronze. Mas sentiu-se o vencedor. “Vocês sabem e eu sei que não iria ser atingido na final. Eles dizem que ele é o campeão do mundo mas agora todos vocês sabem quem é o verdadeiro campeão. Eu sei que ganhei. Estou orgulhoso com o que fiz. Representei o meu país. Quando voltar a casa, quero toda a gente tão contente como se tivesse ganho o ouro”, disse na altura. Na final, Serafim Todorov perdeu, num combate igualmente polémico, para o tailandês Somluck Kamsing.

Floyd Mayweather Jr. arrecadou 298 milhões de euros no último combate. O único homem que o derrotou vive com um subsídio de 400 euros.

Mesmo assim, e logo que derrotou Mayweather, Serafim Todorov foi abordado por promotores que apresentaram propostas para que se tornasse profissional. O búlgaro recusou de imediato. Por acreditar que não era a altura certa para dar esse passo. “Se fosse agora, dizia-me para aceitar a oferta. Se soubesse que a partir dali a minha vida seria sempre a descer… teria assinado o contrato e ficado na América a viver feliz. Estou muito arrependido, desde que voltei à Bulgária todos os dias são uma tortura para mim”, desabafa o pugilista que na carreira profissional, que terminou em 2003, teve apenas seis combates, dos quais só perdeu um.

Ao contrário de Todorov, Mayweather teve uma carreira ascendente. Que terminou com muitos milhões e com o impressionante número de 50 vitórias e nenhuma derrota.

Foto: Klemenza999

Vê também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

28-08-2017



RELACIONADOS