Emmanuel Boateng. Dos tostões em Portugal ao hat-trick ao FC Barcelona

Emmanuel Boateng. Dos tostões em Portugal ao hat-trick ao FC Barcelona

Desporto

Emmanuel Boateng. Dos tostões em Portugal ao hat-trick ao FC Barcelona

Avançado ganês, que já passou por Portugal, acabou com invencibilidade do Barcelona.

Depois do empate em Nou Camp contra o Real Madrid, poucos eram aqueles que acreditavam que o FC Barcelona chegasse ao final da época com alguma derrota. Mas o futebol é pródigo em histórias de dias felizes em que David derrota Golias. Neste caso, o mais pequeno é o Levante e o gigante o Barcelona. Os catalães perderam 5-4 contra o modesto clube e o herói do jogo foi Emmanuel Boateng, avançado ganês que já passou por Portugal.

O avançado ganês, de 21 anos, que começou a época no Moreirense, conseguiu o feito de apontar um hat-trick ao poderoso Barcelona de Messi e companhia. O feito é especial para o jogador, trata-se do primeiro da carreira, e até para a a Liga Espanhola. É preciso recuar até 2005 para encontrar o último jogador que marcou 3 golos ao Barcelona. Trata-se de Diego Forlán, que na altura representava o Villarreal. Ou seja, Boateng fez aquilo que nem Cristiano Ronaldo, habituado a bater recordes, conseguiu fazer até ao momento. O ganês é ainda o primeiro jogador da história do Levante a marcar golos ao Barcelona e Real Madrid na mesma época.

Desde 2005 que nenhum jogador marcava três golos ao FC Barcelona

Boateng nasceu para o futebol no Charity Stars, um clube ganês fundado por um padre em 1992 com o objetivo de servir de oportunidade para jovens com infâncias complicadas. Se hoje vive dos golos, o avançado começou por tentar evitar os ataques dos adversários, jogando a central.

Depois de ter sido submetido a um período experimental, acabou por assinar pelo Rio Ave. Estreou-se no clube com apenas 18 anos pelas mãos de Pedro Martins. Acabou por sair para o Moreirense onde não teve um ano de estreia muito animado. Contudo, foi um dos destaques da equipa no ano seguinte, época em que o clube conquistou a Taça da Liga, com Boateng a marcar dois golos ao Benfica nas meias finais da competição.

Boateng ganhava 2500 euros no Moreirense

De acordo com o jornal espanhol Superdeporte, Boateng vivia, quando jogava no Moreirense, numa pensão com outros jogadores e tinha um ordenado era de 2500 euros mensais. Boateng despertou a cobiça de diversos clubes e o Levante acabou por ganhar à concorrência, pagando 2,5 milhões pelo jogador, o que faz do ganês o segundo jogador mais caro da história do clube. Esteve para ser emprestado a meio da época e agora é a estrela maior do clube.

Fotos: Reprodução Instagram

Artigo de
Bruno Seruca

RELACIONADOS