Dieta do homem da caverna revoluciona alimentação

Dieta do homem da caverna revoluciona alimentação

Desporto

Dieta do homem da caverna revoluciona alimentação

A dieta paleolítica, inspirada no homem deste período da história, está a ganhar cada vez mais adeptos. Este tipo de alimentação coloca de parte qualquer tipo de alimentos processados e artificiais.

Artigo de Hugo Mesquita

23-08-2017

O conceito é simples: Comer apenas alimentos que fazem parte da natureza do homem. É sobre esta premissa simples que a dieta paleolítica se rege e o movimento em torno dela tem já milhares de seguidores. As semelhanças deste tipo de dieta com a dos chamados “homens das cavernas” torna-se evidente.

No período paleolítico, as dietas seguidas pelos humanos incluía carne de baleia, peixe, frutas, caças, raízes e folhas. Inspirado nisto, esta versão moderna da dieta defende a ausência de grãos, óleos extraídos de sementes e de produtos processados e artificiais. O leite e os seus derivados também são colocados de parte.

A dieta paleolítica defende que o ser humano apenas deve alimentar-se daquilo que pode caçar, matar, colher ou tirar da terra. Assim sendo, a alimentação resume-se a raízes, tubérculos (como as batatas) e carnes. Os alimentos plantados, como cereais e leguminosas, e os industrializados ficam de fora.

Para os adeptos desta dieta, o trigo é o principal causador dos vários transtornos da alimentação moderna. Problemas como a obesidade, diabetes e a artrite reumatóide são apontados a este cereal.

Este movimento tem sido bem recebido pela comunidade de nutricionistas. Muitos defendem que esta é a dieta mais apropriada para o ser humano.

Lê também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

23-08-2017



RELACIONADOS