Chris Froome: Campeão ou fraude?

Chris Froome: Campeão ou fraude?

Desporto

Chris Froome: Campeão ou fraude?

Ciclista britânico com teste positivo em análise anti-doping realizada durante a Volta a Espanha. Estaremos perante um novo caso igual ao de Lance Armstrong? Está lançada a discussão.

Artigo de Bruno Seruca

13-12-2017

Um novo caso de doping paira sobre o ciclismo. Christopher Froome teve um teste positivo, em análise realizada a 7 de setembro, durante a Volta a Espanha. O ciclista britânico, de 32 anos, que conseguiu a proeza de vencer a Vuelta e o Tour de France no mesmo ano, acusou um excesso de Salbutamol. Uma substância usada por desportistas asmáticos para servir de broncodilatador. E que é de uso autorizado até certa quantidade. E de acordo com a UCI, Froome excedeu as 1000ng/ml.

Estaremos perante um novo caso igual ao de Lance Armstrong? Nos últimos cinco anos, Chris Froome foi o vencedor do Tour de France em quatro ocasiões. Sendo o vencedor das últimas três edições. Sendo que este ano conseguiu ser também o primeiro classificado da Vuelta. Sendo estas duas das maiores (e mais exigentes) provas do calendário. Froome poderá vir a perder o título de vencedor da Volta a Espanha e já se questionam os méritos desportivos do atleta.

 

 

A culpa poderá estar na asma. O ciclista já fez a sua defesa. Apontando a responsabilidade à asma. «É sabido que tenho asma e sei exatamente quais são as regras. Utilizo um inalador para controlar os meus sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei, com certeza, que vou submeter-me a testes todos os dias quando sou líder de uma prova. A minha asma piorou durante a Vuelta, pelo que segui os conselhos do médico da equipa para aumentar a minha dose de Salbutamol. Como sempre, tive as maiores precauções para assegurar-me de não utilizar mais do que a dose permitida», disse Froome. Versão igualmente defendida pela equipa do ciclista, Team Sky. «Na última semana, Froome apresentou sintomas agudos de asma. A conselho do médico da equipa, aumentou a dose do medicamento.» A Sky refere ainda que o teste positivo não passa de um alerta. O que não implica que tenha sido quebrada uma regra.

 

«É sabido que tenho asma e sei exatamente quais são as regras. Utilizo um inalador para controlar os meus sintomas (sempre dentro dos limites permitidos) e sei, com certeza, que vou submeter-me a testes todos os dias quando sou líder de uma prova»

 

Mais um nome! Só este ano já foram suspensos mais de uma dezena de ciclistas devido ao doping. Mas o caso mais polémico e mediático continua a ser o de Lance Armstrong. Que deixou de ser visto como campeão, passando a ser apontado como fraude. Será Chris Froome o próximo? Só o tempo o dirá.

 

Lê mais artigos em destaque

Filhas de Stallone cresceram e ofuscam pai

 

Sabe como avançar para uma ménage à trois
Sabe como avançar para uma ménage à trois

 

Ronaldo é o dono do Mundo pela quinta vez
Ronaldo é o dono do Mundo pela quinta vez

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

13-12-2017



RELACIONADOS