De Cantona a Balotelli, confusão é com eles

De Cantona a Balotelli, confusão é com eles

Desporto

De Cantona a Balotelli, confusão é com eles

O antigo médio francês e o avançado italiano são apenas dois exemplos de jogadores que nem sempre são notícia pelo talento. Confusão é o apelido deles!

Artigo de Bruno Seruca

02-03-2018

A polémica em torno de Rúben Semedo trouxe os bad boys do futebol novamente para a ribalta. E a verdade é que a história do desporto rei está cheia de exemplos de jogadores que nem sempre são notícia pelo talento que revelam nos relvados. Do já retirado Eric Cantona até ao irreverente Mario Balotelli, existem muitos jogadores que têm confusão como apelido. Preparámos uma lista com 10 daqueles que foram coroados com o título de bad boy que te fará recordar alguns momentos marcantes do futebol mundial. E não só…

Eric Cantona
Tal como Cristiano Ronaldo e David Beckham, Eric Cantona também honrou a mítica camisola 7 do Manchester United. Todos se recordam dos brilhantes golos do jogador que era conhecido como «The Frenchman», como aquele em que pega na bola perto do meio campo e acaba a fazer um chapéu ao guarda-redes adversário. Mas também ninguém esquece aquilo que fez em 1995. Quando, ao estilo do melhor atleta da WWE, agrediu um adepto do Crystal Palace com uma «dupla patada».

 

 

Mario Balotelli
«Porquê sempre eu?», era o que tinha escrito numa camisola quando festejou um golo. O atual avançado dos franceses do Nice já protagonizou episódios tão distintos como atirar dardos a colegas de equipa ou atirar fogo-de-artifício do quarto. Sem esquecer as famosas discussões com o treinador Roberto Mancini. Do ponto de vista mais divertido, é capaz de ser o jogador que mais tempo demorou a vestir um colete.

 

 

Foi suspenso por empurrar um árbitro, mas Paolo Di Canio também ganhou um prémio fair play.

 

Paolo Di Canio
Era conhecido como «louco» e isso diz tudo. Para a memória de todos fica o momento em que empurrou um árbitro depois de ter visto um cartão, acabando com uma suspensão de 11 jogos. As saudações nazis em Itália também deram que falar. Por outro lado, ganhou um prémio de fair play quando agarrou uma bola em vez de marcar golo num momento em que o guarda-redes adversário estava deitado no relvado sem que o árbitro tivesse interrompido o jogo.

 

 

Paul Gascoine
Falar de futebol e de bad boys obriga a falar de Paul Gascoine. Que provavelmente será o primeiro nome que vem à memória de muitos fãs de futebol. É um dos melhores (ou o melhor) jogador inglês dos anos 90 mas os problemas com álcool mudaram tudo. Ainda hoje é notícia por motivos menos felizes.

 

 

Rene Higuita
Um dos guarda-redes mais carismáticos da história do futebol mundial. Especialmente pelo famoso pontapé escorpião, uma especialidade do colombiano, feito em Wembley. Em 1993 ganhou o título de bad boy depois de ter sido detido na sequência de um rapto e extorsão.

 

 

Vinnie Jones
Talvez te recordes apenas do ator. Mas Vinnie Jones foi jogador, tendo jogado na Premier League ao serviço de clubes como Wimbledon ou Chelsea. Foi também internacional pelo País de Gales em 11 ocasiões. Quem se recorda do jogador, certamente estará recordado das entradas duras do médio centro que era visto como irreverente. Durante a carreira marcou 38 golos em 441 jogos.

 

 

A famosa cabeçada de Zidane ainda hoje dá que falar.

 

Zinedine Zidane
É considerado um dos jogadores de futebol mais brilhantes de todos os tempos. Ganhou a Bola de Ouro e tornou-se no primeiro Bola de Ouro a ganhar o prémio FIFA para Melhor Treinador. Apesar da postura calmo, foi protagonista de diversas confusões ao longo da carreira. Mas nenhuma se compara à cabeçada que deu a Marco Materazzi na final do Mundial de 2006.

 

 

Sérgio Ramos
Consegue ser visto como um dos melhores defesas do mundo. Sendo também visto como um jogador indisciplinado. Quando existe confusão no relvado, Sérgio Ramos é capaz de correr o relvado para tirar satisfações a um adversário. Já perdemos conta ao número de expulsões que o colega de Cristiano Ronaldo poderia ter evitado.

 

 

Luis Suárez
É um avançado que tem tanto apetite pelo golo como pelos adversários. A brilhante carreira irá ficar associada às dentadas que deu a adversários. Uma delas, ao italiano Chiellini valeu-lhe uma suspensão de nove jogos ao serviço da seleção do Uruguai e mais quatro meses de suspensão de todas as atividades ligadas ao futebol.

 

 

Diego Armando Maradona
Há quem defenda que é o melhor jogador de todos os tempos. E se estará sempre numa lista dos talentosos, é impossível não o incluir numa lista dos mais polémicos. Em especial pelos problemas com droga que lhe valeram diversas suspensões. Uma delas em pleno Mundial de 1994, quando a FIFA suspendeu o «deus» argentino por 15 meses. E também o polémico beijo na boca a Caniggia para celebrar um golo. Do seu historial fazem parte diversas frases polémicas. «O Pelé tem de voltar para o museu» é apenas um exemplo.

 

 

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

02-03-2018



RELACIONADOS