Batalha de guerreiros sorri à Torre de Tandil

Batalha de guerreiros sorri à Torre de Tandil

Desporto

Batalha de guerreiros sorri à Torre de Tandil

Del Potro foi o grande vencedor de um dos mais emocionantes jogos de ténis dos últimos anos.

Artigo de Hugo Mesquita

19-03-2018

Estavam reunidos em Indian Wells todos os ingredientes para um grande jogo de ténis. Frente a frente, Federer e Del Potro, dois dos melhores tenistas dos últimos anos. Dois veteranos na modalidade ainda com muito para dar, não fosse o suíço o líder do ranking ATP e o argentino (antes do jogo) número 8 do mundo. Foram mais de duas horas e meia de uma intensa batalha, disputada com recurso a terceiro set, com dois tie-breaks. Tudo isto sob o forte calor do deserto californiano. A vitória sorriria à «Torre de Tandil», que assim conquistou o 22.º título da carreira, mas o primeiro Masters 1000 – 6/4, 6/7 (8-10) e 7/6 (7/2).

Os dois tenistas vinham atravessando uma grande fase. Federer ainda não tinha conhecido o sabor da derrota esta época –  17 vitórias seguidas  e dois títulos (Open da Austrália e Torneio de Roterdão). Já Del Potro vinha de uma série de 11 vitórias onde, para além da vitória em Indian Wells, tinha conquistado também o torneio de Acapulco, no México.

Primeira grande conquista de Del Potro depois das operações ao punho

Este foi um dos jogos mais emocionantes da temporada, com um significado especial para os dois jogadores. Federer procurava ser o recordista de títulos em Indian Wells. Com a vitória, tornar-se-ia o maior campeão do torneio de forma isolada. Assim, segue empatado com Djokovic, com 5 títulos cada. Para Delpo, a conquista do torneio significava o melhor lugar no ranking – 6.º lugar – em 4 anos, altura onde passou por três complicadas operações ao punho esquerdo, que quase o atiraram para fora do top 500 do ranking ATP.

O jogo foi sempre pautado pelo equilíbrio. Os breaks foram apenas 3. No primeiro set, Del Potro conseguiu o break e venceu o set por 6-4. Os outros dois sets foram resolvidos no Tie Break. Federer levou a melhor no primeiro– num set sem breaks – e chegou a ter um Championship Point, no terceiro set, depois de ter conseguido um break, mas quando servia para vencer o torneio, Del Potro conseguiu o break de volta. A decisão ficava guardada para o Tie Break, que desta vez sorriu ao argentino.

Recentemente, o tenista tinha partilhado com os seguidores que o seu cão tinha morrido. «César», o fiel amigo de Del Potro, acompanhava-o há 10 anos. Depois de conquistar o torneio, o tenista argentino não se esqueceu de dedicar a vitória ao animal. No tradicional autógrafo na câmara, «Delpo» desenhou um coração e escreveu o nome do cão».

 

Fotos: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

19-03-2018



RELACIONADOS