Avizinham-se dificuldades na Liga dos Campeões

Avizinham-se dificuldades na Liga dos Campeões

Desporto

Avizinham-se dificuldades na Liga dos Campeões

O sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol revelou os adversários de Benfica, F.C. Porto e Sporting. Descobre quem são e confere a antevisão a cada grupo da liga milionária. A missão europeia não promete ser nada fácil.

Artigo de Francisco Correia

25-08-2017

Em 2018, todos os caminhos vão dar à final Kiev. Está de volta a Liga dos Campeões, a maior competição de futebol do velho continente e todas os emblemas presentes querem fazer o melhor possível pois muitos milhões estão em discussão. O Fórum Grimaldi, no Principado do Mónaco, foi o palco do sorteio da fase de grupos da “Champions” e da condecoração de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador a atuar na Europa.

Confere os grupos sorteados desta edição da Liga dos Campeões e a respetiva antevisão:

Grupo A: BENFICA (POR), Manchester United (ING), Basileia (SUI) e CSKA Moscovo (RUS)

Os “encarnados” vão-se reencontrar com José Mourinho e o “menino” que viu partir para Old Trafford este verão, o defesa sueco Victor Lindelöf. O Manchester United regressa à Liga dos Campeões, um palco que tão bem conhece (27 presenças), por ter conquistado a Liga Europa na última temporada. O Benfica só conseguiu uma vitória em seis jogos quando se cruzaram com os “red devils” na fase de grupos (2005/06; 2006/07 e 2011/12). Basileia, hexacampeão suíço, e CSKA Moscovo também são clubes que têm mostrado assiduidade na liga milionária. Como sempre, esperam-se dificuldades para todos os membros do grupo na deslocação à Rússia.

Grupo B: Bayern Munique (ALE), Paris Saint-Germain (FRA), Celtic (ESC) e Anderlecht (BEL)

Um grupo só de campeões. Bávaros e parisienses irão certamente disputar a liderança do grupo. As aspirações do PSG estão cada vez mais elevadas desde a contratação astronómica de Neymar. Contudo, deslocações à casa do Celtic, em Glasgow e ao terreno do campeão belga, o Anderlecht, poderão surpreender qualquer emblema inserido neste grupo.

 

Grupo C: Chelsea (ING), Atlético Madrid (ESP), Roma (ITA) e Qarabag (AZE)

No regresso dos “blues” à liga milionária, haverá uma visita ao novo estádio do Atlético Madrid, uma equipa que raramente perde em casa nas competições europeias. Além disso, a Roma também estará de volta à conquista dos milhões, isto depois do F.C. Porto ter eliminado os romanos no playoff de acesso do ano passado. O Qarabag é um emblema que também está de regresso, é a quarta presença do clube azeri nesta fase.

Grupo D: Juventus (ITA), Barcelona (ESP), Olympiakos (GRE) e SPORTING (POR)

Dois dos favoritos a ir muito longe na competição encontram-se já na fase de grupos. Será uma dupla reedição da final de 2015 em Berlim, onde o Barcelona levou a melhor por 3-1. Os fãs do futebol agradecem, mas os gregos e “leões” nem tanto. Irão Olympiakos e Sporting disputar o terceiro lugar que dá acesso à Liga Europa ou poderão fazer um brilharete?

Grupo E: Spartak Moscovo (RUS), Sevilha (ESP), Liverpool (ING) e Maribor (ESL)

O conjunto de Jürgen Klopp tem um desafio à altura no regresso à Liga dos Campeões. Deslocações à casa do campeão russo e à Andaluzia prometem jogos com muitos golos. O campeão esloveno Maribor também por cá anda e já por 14 ocasiões, um terreno que também poderá ser difícil.

Grupo F: Shakthar Donetsk (UCR), Manchester City (ING), Nápoles (ITA) e Feyenoord (HOL)

A equipa do técnico português Paulo Fonseca encabeça um grupo que promete ser equilibrado. O Manchester City já nos habituou a proporcionar espetáculo e muitos golos nos jogos da Liga dos Campeões, mas terá pela frente a típica coesão defensiva italiana do Nápoles e um retornado Feyenoord (campeão holandês) aos grandes palcos europeus.

Grupo G: Mónaco (FRA), F.C. PORTO (POR), Besiktas (TUR) e Leipzig (ALE)

Um grupo de morte? Qualquer um destes pode ficar em primeiro ou quarto lugar… Nas últimas duas temporadas, o Mónaco de Leonardo Jardim foi o autor de noites europeias de fazer qualquer fã de futebol suspirar. Os portugueses João Moutinho, Pepe e Ricardo Quaresma irão regressar à cidade invicta. Os turcos do Besiktas têm-se saído com sucesso nas suas visitas a Portugal e o seu campo é um autêntico “forte”. O Leipzig, inédito segundo classificado da passada edição da Bundesliga, faz a estreia nas competições europeias e muitos pontos de interrogação circundam em volta da prestação deste clube.

Grupo H: Real Madrid (ESP), Tottenham (ING), Borussia Dortmund (ALE) e APOEL (CHI)

Se a ambição é ser tri-campeão europeu, há que o fazer derrubando todas as barreiras. O Real Madrid reencontra um “velho amigo” das caminhadas europeias, os alemães do Borussia Dortmund. Outro adversário a ter em conta é o Tottenham que, apesar de revelar pouca profundidade no plantel e alguma dificuldade em gerir o calendário (foi terceiro na fase de grupos do ano passado e ficou-se pelos 16 avos de final da Liga Europa nas últimas duas temporadas), promete receções complicadas na sua casa temporária, o estádio de Wembley.

O pontapé de saída à Liga dos Campeões será no dia 12 de Setembro. Por quem estarás a torcer?

 

Lê também:



Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

25-08-2017



RELACIONADOS