Desporto

De apalpão polémico a campanha contra o cancro

Desporto
Um lance que está na memória dos amantes dos grandes jogos do futebol mundial deu lugar a uma extraordinária campanha que está a correr mundo.
Artigo de Bruno Seruca
Quinta-feira, 8 de Fevereiro de 2018

É preciso recuar até à época de 91/92 para encontrar um lance que marcou o futebol mundial. E que volta a ser falado agora. Não se trata de um clássico daqueles em que um jogador pega na bola antes do meio campo e finta meia equipa para marcar um golo de levantar o estádio. Nem sequer foi protagonizado por duas potências do futebol mundial. O jogo em questão opões o Real Madrid ao modesto Valladolid. Nos “merengue” jogava o defesa-central Míchel. E Carlos Valderrama, o excêntrico jogador colombiano, era uma das estrelas do Valladolid. Não vamos falar de golos. Mas de um apalpão polémico.

Foi num canto que Míchel apalpou os testículos a Carlos Valderrama. Algo que fez várias vezes. Agora, o colombiano recorda o episódio com humor. E, mais do que isso, transforma o momento numa genial campanha de prevenção contra o cancro dos testículos. «Durante a minha carreira vivi muitos momentos importantes, mas um marcou-me de forma especial. Ainda hoje o consigo sentir», começa por dizer.

 

«Primeiro apalpou-me a zona posterior do testículo esquerdo, depois repetiu o mesmo movimento no testículo direito. Na terceira vez apalpou-me os dois testículos para perceber se tinham a mesma forma e procurar algum caroço», recorda Valderrama com humor.

 

«Primeiro apalpou-me a zona posterior do testículo esquerdo, depois repetiu o mesmo movimento no testículo direito. Na terceira vez apalpou-me os dois testículos para perceber se tinham a mesma forma e procurar algum caroço», explica, fazendo alusão ao teste que todos os homens devem fazer. «Não senti dor, mas fiquei um pouco chateado. Se tivesse sentido dor, teria de consultar o meu médico, porque essa é a forma de detetar a tempo um possível cancro testicular», refere.

Para o fim está guardada uma despedida em grande. «Por isso, querido amigo, queria agradecer-te por me teres apalpado as bolas em três passos simples, como deveríamos fazer todos para prevenir o cancro testicular. Obrigado, Míchel», conclui sorridente. Vê o vídeo da campanha que está a correr mundo e que mostra que o futebol não vive apenas de golos e polémicas.

 

 

Lê mais artigos em destaque:

«A escapadela que elas desculpam» há 120 dias
«A escapadela que elas desculpam» há 120 dias

 

As musas do "ménage à trois" com Johnny Depp
As musas do “ménage à trois” com Johnny Depp

 

Vanda Miranda e Paulo Fernandes em batalha épica!
Vanda Miranda e Paulo Fernandes em batalha épica!
Artigo de
Bruno Seruca
Quinta-feira
8 de Fevereiro
2018

RELACIONADOS