Os 9 segredos de Pep Guardiola para conquistar o título

Os 9 segredos de Pep Guardiola para conquistar o título

Desporto

Os 9 segredos de Pep Guardiola para conquistar o título

Manchester City é o novo campeão inglês e o mérito é atribuído ao treinador catalão que se apoiou em 9 segredos para conquistar o título mais desejado.

Artigo de Bruno Seruca

16-04-2018

O Manchester City é o novo campeão inglês. Após um ano em que ficou aquém das expetativas, Pep Guardiola conseguiu conquistar o desejado título que fugia aos “citizens” desde 2014 e que é apenas o quinto do historial dos novos ricos do futebol europeu. Em Inglaterra, o mérito da conquista está a ser atribuído na íntegra ao treinador catalão, que se apoiou em 9 segredos (agora desvendados) para levar a equipa do português Bernardo Silva à glória.

1 – Balneário
Pep Guardiola exigiu a remodelação do balneário do Manchester City que passou a ter uma forma circular. O objetivo foi deixar os jogadores todos ao mesmo nível levando a uma interação mais direta. No balneário está afixado um poema de Tony Walsh que diz: “Alguns nascem aqui e outros chegaram até cá, mas todos nós estamos em casa”. P mesmo é uma homenagem às vítimas do ataque terrorista a Manchester, ocorrido durante o concerto de Ariana Grande.

2 – Túnel de acesso ao relvado
O treinador catalão pediu para que o túnel de acesso ao relvado fosse alterado, passando a ser transparente. Assim, os jogadores sentem uma maior proximidade com os adeptos da equipa.

3 – Relvado
Onde tudo acontece também existiram alterações. Pep Guardiola quer o corte da relva com uma longitude de 19 milímetros, não podendo crescer acima dos 23 milímetros.

4 – Campo de treinos
A forma organizada como o Manchester City se apresenta em campo e o ataque que chega a ser avassalador são duas das imagens de marca da equipa. Para que tudo seja trabalhado ao detalhe, o treinador mandou colocar, no relvado do campo de treinos, marcadores nas laterais e centro do relvado, de modo a aprimorar os ataques da equipa.

Pep Guardiola exigiu diversas alterações nas rotinas diárias do Manchester City

5 – Wifi
Nesta temporada passaram a existir menos zonas nas instalações do clube com acesso a wifi. Deste modo os jogadores são obrigados a conviver mais uns com os outros.

6 – Dieta
A alimentação não foi esquecida. Guardiola contratou Silvia Tremoleda que passou a cuidar da alimentação dos jogadores. O treinador catalão quer ainda que os jogadores jantem juntos depois dos jogos sendo que chegam ainda a fazer refeições em conjunto antes dos treinos.

7 – Falar inglês
Independentemente do país onde nasceram, todos os jogadores são obrigados a falar inglês. Medida que visa impedir que existam grupos formados com base nos idiomas e que o treinador seja obrigado a explicar o que pretende em diferentes idiomas.

8 – Convívio
Jantar depois dos jogos não é o único momento de convívio protagonizado pelos jogadores do Manchester City. Guardiola já levou os jogadores a praticar paintball e as idas ao cinema em conjunto também são comuns.

9 – Regalias
As exigências também dão direito a regalias. A noite que antecede os jogos é passada em família em vez de ser passada num hotel. Guardiola puxa ainda pelo lado mais descontraído dos jogadores com recurso a momentos musicais. No balneário é comum ouvirem-se músicas de Noel Gallagher, o mítico vocalista dos Oasis e um dos maiores fãs dos Citizens.

Fotos: Reprodução Facebook

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Bruno Seruca

16-04-2018



RELACIONADOS