5 filmes que custaram muitos milhões, apresentaram elencos de luxo, mas foram um fracasso

5 filmes que custaram muitos milhões, apresentaram elencos de luxo, mas foram um fracasso

Culto

5 filmes que custaram muitos milhões, apresentaram elencos de luxo, mas foram um fracasso

Um filme com um investimento avultado nem sempre é sinónimo de um sucesso de bilheteira. Bem pelo contrário.

Artigo de Hugo Mesquita

31-12-2018

É uma velha máxima que muitos dos produtores de cinema não devem conhecer: “dinheiro nem sempre é igual a sucesso”. Muitas das vezes a receita para fazer um filme de sucesso passa por um grande investimento – efeitos especiais e um elenco de luxo, por exemplo – mas esta não pode ser vista como uma regra geral, até porque, em caso de falhanço, as consequências podem ser enormes.

Junte-se a nós no Instagram:

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Os 17 melhores rabos portugueses que passaram pelo Instagram em 2018. Veja mais em www.paraeles.pt #beach #bikini #sexy #instagirls #instagirl

Uma publicação partilhada por ParaEles (@paraelesofficial) a

Existem filmes que com um orçamento muito baixo conseguiram fazer frente a grandes produções. Um exemplo paradigmático é o de “Paranormal Activity”. O primeiro filme desta saga de terror custou cerca de 15 mil dólares ( qualquer coisa como 12 mil e 500 euros, aos dias de hoje) e conseguiu colher de receitas uns impressionantes 193 milhões de dólares (164 milhões de euros).

Exemplos ao contrário também existem, isto é, filmes que custaram muito e renderam pouco, e até são bem mais comuns.  Apresentamos, por isso, 5 filmes que falharam redondamente na missão de gerar lucro:

“47 Ronin – A Grande Batalha Samurai” (2013)

Já aqui abordámos a maneira como Keanu Reeves é capaz do melhor e do pior no que a filmes diz respeito. Se “Matrix” e “John Wick” foram verdadeiros sucessos, o mesmo não podemos dizer de “47 Ronin – A Grande Batalha Samurai”. A produção deste filme custou qualquer coisa como 175 milhões de dólares ( 149 milhões de euros) e teve um prejuízo de 98 milhões ( 83 milhões de euros). Para a história ficou também como um dos piores filmes da carreira de Reeves.

 

“O Mascarilha” (2013)

Uma outra produção que prometia muito e que se revelou um falhanço tremendo. A Disney tinha descoberto a fórmula do sucesso em filmes de ação com “Piratas da Caraíbas”, com Johnny Deep como protagonista. Tentaram replicar a mesma receita com “O Mascarilha”, também com Depp, mas os resultados foram desastrosos. O filme custou 225 milhões de dólares (191 milhões de euros) e teve um prejuízo de 98 milhões (83 milhões de euros).

 

 

“John Carter” (2012)

Outra produção da Disney que não correu bem. Foi tentativa de entrar no mundo do Sci-fi, tanto que, no mesmo ano, a Disney decidiu comprar “Star Wars”. Este foi um dos filmes mais caros de sempre da produtora. E também um dos que apresentou maiores prejuízos. Custou 263 milhões de dólares (223,5 milhões de euros) e teve um prejuízo de 122 milhões (104 milhões de euros).

 

“Sinbad – A Lenda dos Sete Mares” (2003)

O público infantil, por incrível que possa parecer, é dos mais exigentes. Os filmes de animação estão entre aqueles que geram mais prejuízo, porque são filmes que exigem grandes investimentos. Neste capítulo, “Sinbad – A Lenda dos Sete Mares” é o que mais se destaca. Um ano antes de ser lançado, em 2002, “O Planeta do Tesouro” tinha tido um enorme sucesso, e era esperado que este filme inspirado na história de Sinbad conseguisse atingir o mesmo, mas acabou por acontecer o oposto. Nem mesmo Brad Pitt, Catherine Zeta-Jones e Joseph Fiennes a fazer as vozes foram motivo para fazer deste filme um sucesso. Custou 60 milhões de dólares (51 milhões de euros) e teve um prejuízo de 125 milhões (106 milhões de euros).

 

“Rei Artur: A Lenda da Espada” (2017)

Este é o filme mais recente da lista e aquele que teve um maior prejuízo. Vai ficar na memória dos espectadores pelo papel de David Beckham – que não fez muito sentido –  o que demonstra desde logo a qualidade do filme. Ter Guy Ritchie como realizador e Jude Law num dos principais papéis também não convenceu o público. Esta longa metragem teve um investimento de 175 milhões de dólares (149 milhões de euros) e gerou um prejuízo de 150 milhões (127 milhões de euros).

Foto: Reprodução Instagram

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Hugo Mesquita

31-12-2018



RELACIONADOS