“Pão de forma” regressa de forma eletrizante

“Pão de forma” regressa de forma eletrizante

Consumo

“Pão de forma” regressa de forma eletrizante

O regresso do tão apelidado “pão de forma” é uma das surpresas da Volkswagen. No entanto, a espera ainda é longa, o furgão só será comercializado a partir de 2022.

Artigo de Francisco Correia

24-08-2017

Para voltar a arrasar pela costa fora… Será o regresso de um dos clássicos do automobilismo. O “pão de forma” da Volkswagen será vendido em 2022, confirmando o I.D. Buzz para fase de produção, que permanecia como uma versão conceptual da marca. O automóvel terá uma versão de passageiros e de carga, bem como capacidades condução autónoma de nível três.

Nesta patamar que vai de zero a cinco, o “pão de forma” terá uma maior maturidade no capítulo da autonomia. O condutor poderá fazer outras coisas dentro do veículo sem olhar para a estrada. Abaixo dos 60km/h e em engarrafamentos, a carrinha poderá mudar de faixa, acelerar ou travar em que o condutor seja chamado à atenção. Este nível exige uma utilização de sensores bastante avançados, como scanners laser ou ultra-sónicos e sistemas de radares que fazem uma leitura de 360º de tudo o que se passa em torno do veículo.

O propulsor elétrico do I.D. Buzz (nome ainda não definitivo para o modelo) estará estrategicamente com as baterias instaladas “no chão do carro”, que podem variar em tamanho e comprimento. Isso irá permitir que o habitáculo tenha muito espaço livre, dado que a mecânica eléctrica é muito compacta. Confere na galeria.

Quem não faltou ao anúncio deste conceituado modelo foi o presidente da Volkswagen. No litoral oeste norte-americano, Herbert Diess recordou que “O Microbus sempre foi conhecido na América, sempre fez parte do ‘lifestyle’ da Califórnia”, aludindo ao período do movimento “hippie” onde se inclui o “pão de forma”.

“Após a apresentação deste ‘concept’ nos salões de Detroit e Genebra recebemos um largo número de cartas e e-mails de clientes a dizerem-nos ‘por favor construam esse carro’”, revelou Diess. E o pedido foi cumprido. De acordo com o protótipo, o furgão poderá receber uma mecânica de 370cv para uma autonomia de 435km. Por enquanto, ainda não há estimativa de preços.

Vê o vídeo deste clássico furgão:

 

Lê também:

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Artigo de
Francisco Correia

24-08-2017



RELACIONADOS