Mercedes redesenha modelo mais bem-sucedido

Mercedes redesenha modelo mais bem-sucedido

Consumo

Mercedes redesenha modelo mais bem-sucedido

A Mercedes apresentou as principais alterações que vai aplicar aos modelos Classe C.

Artigo de Equipa Paraeles

14-02-2018

O Classe C na sua atual geração foi o modelo mais vendido da Mercedes-Benz no seu quarto ano de comercialização. Em 2017, as vendas a nível mundial atingiram as 415.000 unidades. Este é produzido em quatro fábricas dispersas por quatro continentes – a fábrica principal em Bremen (Alemanha), a fábrica de East London (África do Sul), Tuscaloosa (EUA) e Beijing (China).

Exterior: faróis com novo design interior

O novo visual do Classe C combina emotividade com inteligência. A aparência do modelo é definida em particular pela sua dianteira e pelo design dos faróis e dos farolins traseiros. Na nova versão, a linha de design exterior AMG inclui de série a grelha do radiador com padrão em diamante.

Os para-choques dianteiros foram redesenhados para todas as linhas de equipamento. Estes conferem à linha de equipamento de design exterior EXCLUSIVE uma aparência ainda mais expressiva, enquanto a linha de design exterior AVANTGARDE transmite um caráter ainda mais dinâmico. O para-choques dianteiro inclui uma lamela prateada (de série), uma lamela cromada (em combinação com a linha de design exterior AVANTGARDE) ou três lamelas cromadas (linha de design exterior EXCLUSIVE). Em combinação com a linha de design exterior AMG, o modelo está equipado com um para-choques dianteiro AMG com uma nova geometria enquanto o para-choques traseiro, com painel em forma de difusor, apresenta um novo design.

O para-choques traseiro nas versões Limousine e Station inclui uma nova secção inferior, na qual a geometria, o revestimento e o revestimento das ponteiras do tubo de escape variam em função do equipamento e da versão do motor.

O design dos faróis dianteiros e dos farolins traseiros é caracterizado por contornos claramente definidos. Os detalhes requintadamente trabalhados destacam o carácter moderno do modelo. O Classe C está equipado de série com faróis de halogéneo que incorporam luzes diurnas LED. Os faróis LED High Performance com um design interior particularmente purista estão disponíveis como opção. Pela primeira vez neste modelo, estão disponíveis os faróis MULTIBEAM LED com luzes de máximos ULTRA RANGE. O espetro de cor foi alargado através da inclusão das cores prata Mojave metalizado e verde esmeralda metalizado para as versões Limousine e Station.

Design interior: aperfeiçoamento requintado

O interior desportivo transmite classe e caracteriza-se pelas suas linhas fluidas numa nova interpretação do luxo moderno. A consola central é caracterizada por um elegante revestimento contínuo, que está disponível em madeira porosa de nogueira com acabamento em castanho ou madeira porosa de carvalho com acabamento em antracite. O laminado de madeira em 3D na consola central combina um carácter artesanal com uma aparência moderna. Os novos interiores foram concebidos com as novas cores cinza/preto Magma, e castanho sela para a linha design interior AMG.

A função KEYLESS-GO é um equipamento de série. O botão start/stop tem um novo design em forma de turbina. A chave do veículo também foi alvo de remodelação e apresenta igualmente um novo design. Aqui, os clientes podem escolher entre três variantes: preto com guarnição em cromado brilhante, branco com guarnição em cromado ou branco brilhante com guarnição em cromado mate.

O Pack Bancos Dianteiros Multicontorno é um novo equipamento. Com este pack, as câmaras de ar laterais e o apoio lombar podem ser ajustados individualmente através de um compressor acionado eletricamente. As câmaras de ar que são insufladas e esvaziadas num movimento de pulsação ou cíclico, fornecem um efeito de massagem na zona lombar quando a função está ativada. As funções pneumáticas do banco são comandadas através do sistema multimédia.

Painel de instrumentos totalmente digital disponível como opção

O Classe C adota o conceito do atual Classe S, com o opcional painel de instrumentos totalmente digital, que permite escolher entre três estilos diferentes de painéis de instrumentos – o “Classic”, o “Sport” e o “Progressive”.

O modelo básico combina dois instrumentos analógicos tubulares. Entre os tubos está instalado um ecrã a cores de 5.5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels). Neste caso, o estilo exibido é o “Classic”. O painel de instrumentos totalmente digital está disponível como opção. O ecrã tem uma largura de 12.3 polegadas e fornece uma imagem de alta resolução de 1920 x 720 pixels. O design moderno do ecrã fornece três estilos de painéis de instrumentos extremamente distintos, os quais incluem os estilos “Classic”, “Sporty” e “Progressive”. Os estilos podem ser alterados rapidamente de acordo com as preferências do condutor ou para combinar com o interior selecionado.

Além de determinada informação como o conta-quilómetros parcial ou o consumo de combustível, o condutor também poderá visualizar os dados da navegação ou o indicador ECO no painel de instrumentos. Este último ajuda o condutor a adotar um estilo de condução económico.

Ecrã central:

O ecrã multimédia acima da consola central também está disponível em dois tamanhos. Em combinação com o Audio 20, o ecrã tem uma largura diagonal de 7 polegadas e uma resolução de imagem de 960 x 540 pixels. Neste caso, o estilo apresentado também corresponde ao “Classic”. Em combinação com o Audio 20, está disponível, pela primeira vez, um ecrã central de alta resolução com formato 16:9 – com uma largura diagonal de 10.25 polegadas e uma resolução de imagem de 1920 x 720 pixels (de série em combinação com o opcional sistema COMAND Online).

Tal como no painel de instrumentos, aqui também está disponível uma seleção de três estilos de exibição. O modo de apresentação permite que a informação apresentada seja compreendida intuitivamente, com gráficos explícitos e informativos que, por exemplo, acompanham o texto de informação abaixo do item de menu do veículo.

O Classe C está equipado com botões de controlo táteis no volante. Estes respondem aos movimentos dos dedos tal como um ecrã de um smartphone. Permitem ao condutor controlar as funções do painel de instrumentos e de todo o sistema de informação e entretenimento sem retirar as mãos do volante. Outra característica nova corresponde ao comando do DISTRONIC e do controlo da velocidade de cruzeiro que poderá ser realizado através dos controlos no volante.

O sistema de informação e entretenimento também pode ser comandado através do touchpad com o painel de controlo (novo: resposta tátil) na consola central e pelo controlo por voz LINGUATRONIC. As funções do veículo como o aquecimento dos bancos também podem agora ser acionadas através do controlo por voz.

Intelligent Drive

O novo Classe C está equipado com os mais modernos sistemas de assistência à condução, apoiando o condutor e proporcionando um nível de segurança ativa superior ao do seu antecessor. O Classe C pode conduzir de forma semiautónoma em determinadas situações. Para tal, os sistemas do modelo monitorizam as situações de trânsito: os sistemas de câmara e de radar aperfeiçoados permitem monitorizar o trânsito até uma distância de 500m em frente ao veículo.

A zona circundante ao veículo é examinada pelo radar até uma distância de 250m a partir da extremidade dianteira do veículo, 40m a partir das laterais e 80m da secção traseira, sendo ainda examinada pela câmara até uma distância de 500m a partir da extremidade dianteira do veículo, incluindo 90m em 3D. O Classe C também utiliza dados de mapa e de navegação nas funções de assistência. Por exemplo, o DISTRONIC, incluído no Pack de Assistência à Condução Plus, pode assistir o condutor em várias situações com base na informação do mapa e ajustar antecipada e confortavelmente a velocidade, como por exemplo, quando se aproxima de curvas, cruzamentos ou rotundas. Outros novos desenvolvimentos incluem o Assistente de Faixa de Rodagem e o Assistente à Travagem de Emergência como novas funções do Assistente de Direção.

O novo Classe C está equipado de série com o Assistente à Travagem de Emergência. Em função da situação, o sistema pode ajudar a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com pedestres e ciclistas, ou evitá-las de todo.

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

Siga o ParaEles no Instagram
Instagram @paraelesofficial

PÈ
Artigo de
Equipa Paraeles

14-02-2018



RELACIONADOS